O juiz Eduardo Lacerda Trevisan determinou que a prefeitura de Campo Grande, gestão da prefeita Adriane Lopes (PP), se manifeste em 72 horas sobre ação movida pela Associação dos Advogados Independentes (ADVI) que questiona o aumento considerado desmedido do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da taxa de lixo no município para o ano de 2026.
A decisão do magistrado foi proferida na tarde desta sexta-feira (9/jan), determinando que, uma vez intimada, a Procuradoria-Geral do Município (PGM) se manifeste nos autos. Ademais, o juiz determinou que o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) integre a ação, atuando como fiscal da lei.
O prazo de 72 horas passa a contar a partir da intimação oficial da gestão municipal. Decorrido esse período e apresentada a manifestação da prefeitura, por meio de sua Procuradoria Jurídica, o processo retornará à análise da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, na fila de urgentes.
Liminar
A ADVI move a ação em decorrência de reajustes que chegam a quase 400% no IPTU e taxa de lixo, conforme apontado na petição inicial. Em sede de liminar, a associação pede que a Justiça determine a suspensão da exigibilidade integral da taxa de lixo de 2026 ou, subsidiariamente, que se limite a atualização a 5,32%, conforme o IPCA-E.
Além disso, a associação pleiteia a manutenção do desconto de 20% para pagamento à vista do IPTU e da taxa de lixo de 2026, requerendo ainda que seja reconhecida a ilegalidade da redução desse benefício/desconto. A ordem de intimação já foi gerada, cabendo ao Oficial de Justiça dar o devido cumprimento.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Confira as interdições de trânsito em Campo Grande neste fim de semana

Avenida Rachid Neder tem trânsito totalmente liberado após reparos

Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas

Justiça não vê urgência e mantém advogados comissionados atuando na Agetran

Casar ou separar: casamento e divórcio são as principais demandas da Justiça Itinerante

À espera de um lar: Amicats promove feira de adoção neste sábado

Crise do IPTU faz Tribunal de Contas sugerir prazo maior para quem paga parcelado

Repasse da Santa Casa foi atrasado por 'problema técnico'

Vídeo: Atraso de pagamento leva trabalhadores da Santa Casa a nova paralisação


Valor do IPTU tem sido alvo de reclamação - (Divulgação)

