Menu
Menu
Busca quinta, 19 de junho de 2025
Cultura

'Somos Tão Jovens' se esforça para explicar a formação musical de Renato Russo

03 maio 2013 - 11h39Divulgação/Imagem Filmes

Além do esperado desfile de músicas de Renato Russo, "Somos Tão Jovens", filme de Antonio Carlos da Fontoura que estreia nos cinemas nesta sexta-feira (03), se propõe a explorar as questões existenciais do líder das bandas Aborto Elétrico e Legião Urbana. Também se esforça para explicar as histórias por trás das célebres canções compostas pelo "Trovador Solitário".

"Somos Tão Jovens" faz um recorte histórico da vida de Renato Russo, entre o surgimento do Aborto Elétrico e o começo do sucesso da banda Legião Urbana, na metade da década de 80. Aspectos como o homossexualidade e política ganham um tom ameno da história. Os fãs poderão relembrar os hits da banda com uma marcante atuação de Thiago Mendonça na pele de Renato – o ator também toca os instrumentos e canta as músicas no longa.

No período da inquietação pessoal e da "fase punk" de Renato, começam a surgir no filme as leves críticas ao período da Ditadura em Brasília – a maioria através das letras das músicas compostas pelo cantor. Nota-se o desejo de Fontoura de limitar a narrativa à vida musical de Renato, sem se importar com o cenário de revolta e desejo de mudança dos jovens nos anos finais do período militar no Brasil.

Uma das ironias fictícias do filme é aproximar o cantor de Ana Claudia Costa e Pinto (Laila Zaid), filha de um importante militar, fazendo alusão ao ex-presidente Marechal Artur da Costa e Silva. O diretor explicou em entrevistas anteriores que a personagem de Laila foi inserida para representar todas as mulheres com quem Renato se relacionou. Mas ela vai muito além e acaba ganhando um destaque maior, com uma ótima atuação da atriz.

Uma das preocupações exageradas de "Somos Tão Jovens" é a de explicar a origem e a história por trás de dezenas de músicas ao longo da fita. Um gancho que se torna pedante por ser usado de forma excessiva – principalmente nos minutos finais, quando uma música é praticamente engatada na outra.

O homossexualidade de Renato recebe um tratamento distante e apenas elusivo. Outro personagem foi inserido aqui para sintetizar os homens com quem o cantor se relacionou: Carlinhos, interpretado pelo ator Antonio Bento. Seu personagem representa, ainda, um garoto de classe diferente do meio no qual Renato circulava – ele era de Taguatinga, região do Distrito Federal na qual o cantor era viciado.

Quem perde a importância no filme é a irmã de Renato, Carmem Teresa. Interpretada por Bianca Comparato, a atriz sumiu em meio aos amigos do cantor no desenrolar da trama. A atuação discreta pode ter sido causada pela presença da própria Carmem nos sets de filmagem, que acompanhou de perto a performance da atriz – que garante ter atuado sem querer agradar a criadora. O resultado no cinema vai na contramão de sua fala.

A história de "Somos Tão Jovens" termina com o começo do sucesso da Legião Urbana fora de Brasília, com imagens reais do show que a banda fez em 1985 no Circo Voador, no Rio de Janeiro.

Outro filme baseado na obra do cantor deverá estrear no final de maio. Trata-se de "Faroeste Caboclo", filme de René Sampaio baseado na canção homônima da banda Legião Urbana. A história gira em torno de João do Santo Cristo (Fabrício Boliveira), que deixa Salvador em busca de uma vida melhor e parte para Brasília. Lá, acaba conhecendo  Maria Lúcia (Isis Valverde), filha de um senador (Marcos Paulo). Mas o envolvimento de João com o tráfico de drogas faz com que ele fique frente a frente com Jeremias (Felipe Abib), caminhando para um final trágico.

Via Uol

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

João Gomes
Cultura
João Gomes é atração confirmada do MS ao Vivo em julho
Festival será realizado no Teatro Glauce Rocha
Cultura
Festival Internacional de Dança de MS começa nesta quarta-feira
Lançamento aconteceu em Campo Grande
Cultura
Com Léo Santana confirmado, Pantaneta 2025 é lançada oficialmente
MS ao Vivo: 15 mil pessoas curtiram a noite com o Top Samba e Atitude 67
Cultura
MS ao Vivo: 15 mil pessoas curtiram a noite com o Top Samba e Atitude 67
Foto: Reitter Costa/Divulgação
Cultura
Do Mangue ao Picadeiro: Trupe pernambucana chega a Campo Grande
Bolo de Santo Antônio terá venda extra no Arraial da Praça do Rádio
Cultura
Bolo de Santo Antônio terá venda extra no Arraial da Praça do Rádio
Campo Grande recebe show do Atitude 67 neste domingo com entrada gratuita
Cultura
Campo Grande recebe show do Atitude 67 neste domingo com entrada gratuita
Bolsa usada pela princesa Kako
Cidade
Eduardo Riedel presenteia princesa japonesa com bolsa de marca sul-mato-grossense
Dia de Santo Antônio terá programação especial em Campo Grande; confira
Cultura
Dia de Santo Antônio terá programação especial em Campo Grande; confira
A expectativa é que cerca de 30 mil pessoas participem da festa
Cultura
Arraial na Praça do Rádio Clube começa nesta quinta e promete quatro dias de festa

Mais Lidas

Hospital Regional de Coxim
Interior
Homem é esfaqueado por cantor sertanejo após dar carona em Coxim
Rio Ivinhema, entre os municípios de Ivinhema e Nova Andradina
Interior
Médica pula de ponte e desaparece no rio Ivinhema
JD1TV: Jovem tem cabeça decepada após negar pedido de namoro de idoso
Polícia
JD1TV: Jovem tem cabeça decepada após negar pedido de namoro de idoso
Agência do Detran, em Campo Grande
Política
Projeto de Lei que extingue vistoria veicular obrigatória preocupa especialistas