O Banco Central apontou em ata do Comitê de Política Monetária (Copom) que a probabilidade de que a economia do país tenha recuado neste primeiro trimestre comparado com o mesmo período do ano passado. O registro foi divulgado nesta terça-feira (14), mesmo com o recuo econômico, responsáveis pelos dados dizem que precisam de tempo para analisar a fundo o quadro antes de qualquer mudança nos juros.
Na ata do Copom, o BC enfatizou que o sucesso das reformas, principalmente a reforma fiscal, desempenha um papel significativo sobre a atividade, em uma provável referência à importância da reforma da Previdência.
“O processo de recuperação gradual da atividade econômica sofreu interrupção no período recente, mas o cenário básico contemplar sua retomada adiante”, trouxe o BC.
O Banco Central avaliou na ata que alguns problemas sofridos pela economia do país em 2018 ainda persistem este ano. “Incertezas sobre aspectos fundamentais do ambiente econômicos futuro, notadamente sobre sustentabilidade fiscal, têm efeitos adversos sobre a atividade econômica”, registrou o BC na ata.
“Reformas que geram sustentabilidade da trajetória fiscal tem potencial expansionista, que pode contrabalançar efeitos de ajustes fiscais de curto prazo sobre a atividade econômica, além de mitigar os riscos de episódios de instabilidade com elevação de prêmios de risco, como ocorrido em 2018”, acrescentou o Banco Central.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Ferramenta do BC bloqueia 6.879 tentativas de abertura de conta falsa

Cartão de crédito lidera endividamento em Campo Grande, atingindo 68% das famílias

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Consumidores da Capital terão 'Campanha Nome Limpo' para quitar contas de luz em atraso

Economia brasileira cresce 0,1% no terceiro trimestre

Levantamento da CNC aponta recuo do individamento das famílias em novembro

Mesmo com conta barata em dezembro, Energisa alerta para 'alto consumo' nas férias

Lideradas pelo cartão de crédito, compras natalinas devem movimentar R$ 194 milhões


Em ata do Copom, o Banco Central aponta recuo na economia no primeiro trismestre deste ano (Divulgação)



