Menu
Busca sexta, 23 de fevereiro de 2024
(67) 99647-9098
Governo - Dengue Fev24
Economia

Boletim do Movimento do Comércio revela que dezembro de 2016 foi o melhor dos últimos quatro anos

Levantamento mostra que o consumidor está mais confiante e empresários cautelosos

12 janeiro 2017 - 17h24Da redação com assessoria

A pesquisa do Movimento do Comércio Varejista (MCV) realizada pela Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), mostrou que o mês de dezembro foi o melhor para o comércio desde o ano de 2012. Foram registrados 122 pontos, 22 pontos acima do indicador de novembro, e 21 pontos superior a dezembro de 2015, seguindo a tendência de melhora apresentada desde o mês de setembro. “Apesar de todas as incertezas, embora a recuperação não esteja ocorrendo de forma rápida, é indiscutível que as condições gerais estão melhores. A expectativa de um dezembro superior ao que enfrentamos em 2015 por fim se concretizou”, analisa o economista-chefe da ACICG, Normann Kallmus.
 
Metodologia - O MCV/ACICG é um índice apurado a partir da evolução dos dados do setor, englobando as transações realizadas entre empresas e também entre consumidores e o comércio. Considerando a sazonalidade característica da atividade comercial, o MCV foi desenvolvido com base fixa definida pela média do desempenho do ano de 2014. O Índice é composto de dois outros sub índices que ajudam a avaliar sua evolução: o MCV-PF, que analisa as transações entre Pessoas Físicas e as empresas do setor terciário, e o MCV-PJ, que avalia as transações entre as empresas.
 
Sobre o acumulado do ano, Kallmus ressalta que é importante considerar que o mês de janeiro apresentou um MCV de 74 pontos, impactando negativamente a média do ano com um MCV 93 pontos, sete abaixo da média de 2014, no entanto, o indicador de dezembro de 2016 foi superior ao de 2015.
 
O MCV-PF de dezembro de 2016 foi de 128 pontos, contra 106 no mesmo mês de 2015, 124 em 2014, e 113 em 2013. “Este indicador, que só foi superado pelo de 2012 (142) é o que melhor explica o desempenho positivo em relação ao ano passado”, explica o economista. Já o MCV-PJ de dezembro de 2016 foi de 72, contra os 58 registrados em dezembro de 2015, e 82 em 2014. “Houve uma queda do indicador em relação aos dois meses anteriores (outubro e novembro) o que, no entanto, se repete sazonalmente com grande consistência”, complementa.
 
“Comparando-se diretamente os indicadores de dezembro dos últimos cinco anos, nota-se que, isoladamente, o de 2015 foi o melhor desde 2012, o que não pode ser considerado como um indicador absoluto, até porque a média do ano foi bastante inferior à de 2014. Outro ponto a ser destacado é que o MCV-PJ foi superior somente ao de 2014, demonstrando que as transações entre empresas continuam abaixo dos valores históricos em função da evidente retração do mercado e da tendência de redução de estoques, evitando imobilizações sem garantia de liquidez”, explica Kallmus.
 
Curva de Tendência - A Curva de Tendência é um modelo matemático que nos possibilita considerar impactos sazonais e projetar o comportamento de uma série. O gráfico abaixo apresenta a curva de tendência (linha tracejada), elaborada a partir das médias móveis de 4 meses. “Como se verifica, a nova inflexão a partir de novembro, aponta agora para uma tendência de aceleração da recuperação. Perspectivas Janeiro não costuma ser um mês forte para o varejo e nada indica que 2017 será melhor. O peso dos impostos e as férias deverão drenar recursos do comércio local”, finaliza o economista.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Economia
Receita abre consulta para o lote residual do IR de fevereiro
Economia
Bolsa Família é pago a beneficiários com NIS de final 5
Economia
Caixa paga novo Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4
Economia
Bolsa Família é pago a beneficiários com NIS de final 4
Economia
Americanas adia novamente divulgação de balanços de 2023
Economia
Vendas do varejo ampliado em MS recuam após três anos de crescimento
Economia
Bolsa Família é pago a beneficiários com NIS de final 3 nesta terça-feira
Economia
Petrobras bate recorde de valor na bolsa de São Paulo
Economia
Mulheres renderam menos que homens no último trimestre de 2023 no Brasil, diz pesquisa
Economia
Carnaval de Campo Grande injetou mais de R$ 20 milhões na economia local

Mais Lidas

Polícia
Filhos gritaram por socorro ao ver a mãe sendo esfaqueada e morta na Capital
Polícia
Mulher pressentiu que iria morrer em conversa com a filha: 'Ele vai voltar e me matar'
Polícia
AGORA: Homem não aceita fim do casamento e mata ex com facada no peito em Campo Grande
Polícia
JD1TV AGORA: Polícia prende homem que matou a ex-mulher em Campo Grande