O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quarta-feira (15) que o Brasil está adiantado para cumprir os requisitos as centenas de requisitos para fazer parte da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
O governo dos Estados Unidos, integrante do grupo, informou nessa terça-feira (14) que pretende indicar o Brasil como membro pleno. O bloco econômico reúne 36 países, a maioria deles é da Europa e América do Norte.
Bolsonaro disse que estava trabalhando nisso há meses e que o país está em uma posição favorável. “A notícia foi muito bem-vinda. Vinha trabalhando há meses em cima disso, de forma reservada obviamente. Houve o anúncio, dos EUA, são mais de 100 requisitos para ser aceito, estamos bastante adiantados, inclusive na frente da Argentina. E as vantagens do Brasil são muitas, equivalem ao nosso país entrar na primeira divisão”.
A embaixada norte-americana em Brasília disse em nota que a decisão de priorizar a candidatura do Brasil agora, faz parte de uma evolução natural do compromisso, como foi reafirmado pelo secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, e pelo próprio presidente, Donald Trump, em outubro de 2019.
Naquela ocasião, entretanto, Pompeo enviou um documento ao secretário-geral da OCDE, Angel Gurria, manifestando apoio à entrada também da Argentina e Romênia na organização.
Ainda na nota, a embaixada falou do esforço do governo do Brasil está fazendo para alinhar suas políticas econômicas com a OCDE. “O governo brasileiro está trabalhando para alinhar suas políticas econômicas com as normas da OCDE, priorizando a adesão à organização para reforçar as reformas econômicas. A OCDE é uma organização baseada em consenso, e qualquer decisão de convidar países para iniciar o processo de adesão precisará ser tomada por todos os 36 países-membros”, acrescenta.
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico
A OCDE é uma organização internacional que reúne os países mais desenvolvidos do mundo e estabelece parâmetros conjuntos de regras econômicas e legislativas para os seus membros, com o intuito de promover políticas econômicas que auxiliem os países membros.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Ferramenta do BC bloqueia 6.879 tentativas de abertura de conta falsa

Cartão de crédito lidera endividamento em Campo Grande, atingindo 68% das famílias

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Consumidores da Capital terão 'Campanha Nome Limpo' para quitar contas de luz em atraso

Economia brasileira cresce 0,1% no terceiro trimestre

Levantamento da CNC aponta recuo do individamento das famílias em novembro

Mesmo com conta barata em dezembro, Energisa alerta para 'alto consumo' nas férias

Lideradas pelo cartão de crédito, compras natalinas devem movimentar R$ 194 milhões


Presidente Jair Bolsonaro falou a respeito das adequações na saída do Palácio da Alvorada (Valter Campanato)



