Menu
Menu
Busca quinta, 05 de fevereiro de 2026
Economia

Brasileiros preferem presentes à transferência bancária, aponta pesquisa

Estudo encomendado pela Natura comprova que itens escolhidos 'a dedo' são fundamentais

10 dezembro 2025 - 09h51Da redação, com assessoria

Uma pesquisa inédita da Natura e Grupo Consumoteca, intitulada “A Nova Arquitetura do Afeto: o presente e as relações no Brasil”, revela que os brasileiros estão reorganizando seus vínculos, tornando-os mais seletivos e intencionais. Neste cenário, o presente físico ressurge como o "ativo de vínculo" mais valioso, enquanto presentear transferências bancárias, como PIX, enfrenta resistência por simbolizar baixo esforço e pouco afeto.
 
O estudo, realizado com 1296 entrevistados em cinco regiões do Brasil, aponta para uma sociedade fragmentada: 40% se sentem mais distantes e 34% se veem em relações superficiais. A sociabilidade está em empate: enquanto 37% reduziram a frequência de encontros no último ano, 36% aumentaram. “As relações não estão esfriando; estão ficando mais seletivas. Hoje, o vínculo é uma escolha que exige dedicação, atenção e esforço contínuo. É aqui que o presente entra: ele é o atalho que valida que você parou, pensou e dedicou tempo ao outro”, explica Michel Alcoforado, antropólogo da Consumoteca.
 
A pesquisa mostra que o esforço e o investimento financeiro dos presentes dados são direcionados fortemente para um núcleo central de relações, como parceiros, filhos e pais, que exigem maior investimento emocional e em presentes. Os Filhos recebem em média de 7,6 presentes por ano  e parceiros 6,4.
 
Outros achados da pesquisa:
 
 - Vínculos Prioritários: O núcleo íntimo (parceiro/cônjuge, filhos e pais) é o que mais se fortaleceu nos últimos anos e exige presentes focados em personalização e profundidade.

 - O Amigo Voltou: Após anos de enfraquecimento, os amigos tiveram o maior salto de proximidade em 2025, com 38% dos entrevistados relatando uma reaproximação.

 - A ascensão das transferências bancárias, como o Pix, como forma de presente (atingindo 27% para pais/mães e 28% para filhos no núcleo mais próximo) revela uma tensão crescente entre praticidade e afeto. Embora seja uma prática comum, é percebido como um "problema na dedicação", simbolizando baixo esforço e pouco tempo investido. Para 28% dos brasileiros, "não transmite carinho ou intenção" e, em relações mais distantes, assume o papel de um gesto frio, "quase igual à ausência" do presente.

É neste contexto de busca por reconexão que a Natura lança sua Campanha de Natal, reforçando o mote “O Melhor Presente é Ser Presente. Depois, é Natura” e apresentando o conceito “P.I.X Natura. – Presente com Intenção de Xodó”. A ideia, desenvolvida pela agência Africa Creative, propõe que presentear deve ser um ato intencional que exige escolha e dedicação de tempo, elementos que se tornaram mais valiosos que um repasse instantâneo.

A base desse posicionamento estratégico é reforçada pela análise da CMO Tatiana Ponce: “As pessoas estão fragilizando seus laços em nome da velocidade, mas o Natal pode ser o momento de reverter isso. Por essa razão, o presente é uma prova de atenção e um investimento no vínculo”, explica.


Entre os achados do estudo, comprovou-se que a categoria de perfumaria é a mais forte dentro do universo de beleza e se destaca sobretudo para presentear pessoas próximas. Embora não seja a primeira escolha em todos os grupos, a perfumaria é o presente universal por excelência, pois equilibra perfeitamente os fatores de atenção e reciprocidade, agradando a todos os vínculos. É a categoria líder entre parceiros e cônjuges, mas também figura como uma opção forte para filhos e até círculos sociais mais distantes, como colegas e vizinhos.


“A Natura, como líder absoluta em presentes do setor de beleza e cuidados pessoais, tem o portfólio ideal para que o consumidor possa, de fato, entregar um P.I.X. Presente com Intenção de Xodó", afirma Ponce. 

Reportar Erro
UNIMED

Deixe seu Comentário

Leia Também

carteira clt
Economia
Fim da jornada 6×1 preocupa comércio e serviços em Mato Grosso do Sul
Saiba como consultar se tem direito ao abono salarial PIS/Pasep 2026
Economia
Saiba como consultar se tem direito ao abono salarial PIS/Pasep 2026
Sede do INSS
Economia
Simulador de aposentadoria do INSS é reativado
Cédulas de dinheiro
Economia
Consulta ao Abono Salarial estará disponível a partir desta quinta-feira
Inmetro e ANP combatem fraudes em postos de combustíveis
Economia
Inmetro e ANP combatem fraudes em postos de combustíveis
Deputado Paulo Duarte, Flávio César e Sérgio Longen
Economia
Em lançamento de programa tributário, Fiems destaca relação entre Estado e contribuintes
Câmara aprova MP do programa Gás do Povo
Economia
Câmara aprova MP do programa Gás do Povo
Aplicativo FGTS
Economia
Governo libera mais R$ 3,9 bi para pagar saque-aniversário do FGTS
Imposto de Renda
Economia
IR zero para quem ganha até R$ 5 mil vale a partir deste mês
Íris Cristina, responsável da Loja Aurora comenta mudança no perfil dos foliões
Economia
Vendas de Carnaval ganham fôlego no varejo com crescimento dos bloquinhos

Mais Lidas

Profissionais estiveram em massa na Câmara Municipal
Cidade
Assistente educacional é exonerada horas após participar de protesto na Câmara
Depac Cepol, em Campo Grande, onde o caso foi registrado
Polícia
Jovem é encontrado morto em banco traseiro de carro em Campo Grande
Rariel tinha 26 anos
Trânsito
Motociclista morre ao bater em poste de energia elétrica em Campo Grande
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 03/02/2026
Comportamento
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 03/02/2026