A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (15/12), a proposta de emenda à Constituição (PEC) que viabiliza o pagamento do piso salarial da enfermagem no setor público. Ela agora precisa ser aprovada em dois turnos no Senado antes de ser promulgada.
O texto estipula que a União deverá ajudar financeiramente os estados, o Distrito Federal, os municípios e as entidades filantrópicas a efetuar o pagamento dos pisos salariais de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras.
A PEC aprovada é um substitutivo apresentado pela relatora, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), e autoriza a ampliação de limite de despesas com pessoal ativo nas áreas da Saúde e da Educação.
Além do texto da parlamentar, ainda existe o projeto do deputado Mauro Benevides Filho (PDT-CE), que permite que o superávit financeiro de fundos públicos do Poder Executivo seja usado, entre 2023 e 2025, como complementação federal para o pagamento do piso salarial da enfermagem.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Caixa conclui pagamento de março do novo Bolsa FamÃlia

Produtos tÃpicos da Semana Santa e Páscoa tem variação de até 119% na Capital

Duas apostas dividem prêmio de quase R$ 75 milhões da Mega-Sena

Indústria brasileira recua 0,3% em janeiro

Crescimento de empregos em MS "reflete trabalho" do governo, aponta Riedel

Beneficiários com NIS de final 9 recebem novo Bolsa FamÃlia

Comércio da Capital fechará as portas na Sexta-feira Santa

Em fevereiro, juros médios dos bancos sobem para 44,2% ao ano

Concen e Aneel definirão reajuste da energia elétrica em MS na próxima terça
