Menu
Menu
Busca sábado, 06 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Economia

Economia global terá crescimento reduzido devido ao surto de coronavírus

Projeção feita pela OCDE aponta que será a menor expanção econômica desde 2009

02 março 2020 - 13h15Sarah Chaves, com informações do G1

A previsão de crescimento da economia mundial para 2020, diminuiu segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), passando a projetar um crescimento de 2,4%, menor expansão desde 2009, superando a  expectativa anterior de 2,9%.

"As perspectivas econômicas globais permanecem moderadas e muito incertas devido ao surto de coronavírus. A principal mensagem para esse cenário de recuo é de que ele colocará muitos países em recessão, motivo pelo qual pedimos que medidas urgentes sejam adotadas nas áreas afetadas o mais rápido possível", disse à Reuters a economista-chefe da OCDE, Laurence Boone.

A OCDE passou a projetar para a China uma taxa de crescimento de 4,9%, o que representa uma redução de 0,8 ponto percentual ante a estimativa anterior (5,7%), divulgada em novembro. A segunda maior economia do mundo vai se recuperar em 2021 para níveis pré-coronavírus com crescimento de 6,4%, estima a organização.

Para os países que possuem o euro no comércio, onde o número de casos está aumentando rápido, a expansão foi estimada em 0,8% ante 1,1% em novembro, com a Itália registrando estagnação este ano. O crescimento da zona do euro deve subir para 1,2% em 2021.

Brasil

No Brasil, a projeção de crescimento da OCDE foi mantida em 1,7% em 2020 e em 1,8% em 2021. O mercado brasileiro reduziu a estimativa de alta do PIB em 2020 para 2,17%, segundo a última pesquisa Focus do Banco Central, mas bancos e consultorias vem reduzindo as projeções e diversas instituições já estimam um crescimento abaixo de 2%.

O secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, afirmou nesta segunda-feira em entrevista à GloboNews, que a expectativa para o PIB brasileiro deve sofrer revisão para baixo em consequência dos impactos do Covid-19.

Segundo ele, a SPE irá divulgar um relatório nesta semana com cenários para o impacto do coronavírus na economia brasileira e, até o início da próxima semana, deve ser divulgada a revisão do PIB de 2020. O dado atual do governo ainda é de um crescimento de 2,4%. Este número deverá ficar menor.

Segundo a OCDE, a estimativa de uma redução de 0,5% no crescimento global em 2020 leva em conta um cenário no qual a epidemia do coronavírus "tenha um pico na China no primeiro trimestre" e surtos "moderados e contidos" em outros países.

A organização projetou que a economia global pode se recuperar com um crescimento de 3,3% em 2021, assumindo que a epidemia atinja o pico na China no primeiro trimestre deste ano e outros surtos sejam contidos.

 

Reportar Erro
Energisa Nov-Dez 25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Maior segue sendo cartão de credito
Economia
Ferramenta do BC bloqueia 6.879 tentativas de abertura de conta falsa
Maior segue sendo cartão de credito
Economia
Cartão de crédito lidera endividamento em Campo Grande, atingindo 68% das famílias
O anúncio foi feito durante reunião na sede do Google, em São Paulo
Geral
MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio
Receita Federal
Economia
Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte
Energisa oferecerá oportunidade de renegociação
Economia
Consumidores da Capital terão 'Campanha Nome Limpo' para quitar contas de luz em atraso
Economia teve bons resultados
Economia
Economia brasileira cresce 0,1% no terceiro trimestre
Foto: Adobe Stock
Economia
Levantamento da CNC aponta recuo do individamento das famílias em novembro
Conta de energia ficará mais barata em dezembro, mas uso pode aumentar nas férias
Economia
Mesmo com conta barata em dezembro, Energisa alerta para 'alto consumo' nas férias
Todo o material técnico da pesquisa estará disponível aos lojistas para apoiar o planejamento do período natalino.
Economia
Lideradas pelo cartão de crédito, compras natalinas devem movimentar R$ 194 milhões
Evento acontece no Rio de Janeiro
Economia
Rio sedia 1ª Cúpula Popular do Brics para debater Sul Global

Mais Lidas

Dupla foi presa em flagrante pelo homicídio
Polícia
Mulher foi assassinada na BR-262 pela prima após descobrir drogas em guarda-roupa
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Cidade
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Mária de Fátima, morta pela prima e jogada na BR-262, em Campo Grande
Polícia
Morta pela prima, mulher se refugiava na Capital após fugir de violência doméstica em MG