A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, iniciou nesta quinta-feira (23) um depoimento à justiça francesa sobre uma investigação de desvio de recursos públicos.
A justiça deseja saber porque, quando era ministra francesa das Finanças, Lagarde decidiu confiar a um tribunal arbitral privado e não à justiça a solução de uma divergência entre o banco Crédit Lyonnais e o empresário Bernard Tapie, que terminou recebendo 400 milhões de euros de compensação.
"Gosto de voltar a vê-lo", disse Lagarde, sorridente, aos quase 30 jornalistas que a aguardavam na entrada de um edifício do centro de Paris, onde falaria na Corte de Justiça da República (CJR), integrada por magistrados e parlamentares.
"Não considero que me afete o mínimo", disse Bernard Tapie à rádio Europe 1, em referência à audiência de Lagarde.
Um eventual indiciamento nesta investigação por "cumplicidade de falsificação e malversação de recursos públicos" fragilizaria sua posição no FMI, mas legalmente Lagarde não está obrigada a renunciar do cargo porque comparece como ex-ministra francesa e não como diretora da instituição internacional.
Via G1
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Varejo brasileiro deve crescer 3,66% em 2026, aponta CNC

Anac aprova venda do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3 nesta sexta

Vendas no comércio voltam a ganhar fôlego e crescem 0,5% em outubro

Beneficiários com NIS final 2 recebem Auxílio Gás nesta quinta-feira

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

Brasileiros preferem presentes à transferência bancária, aponta pesquisa

Brasil registra recorde com 4,6 milhões de pequenos negócios em 2025


Christine Lagarde chega a fórum na França para depor sobre desvio de recurso. 




