O presidente Lula (PT) anunciou nesta segunda-feira (20) a reformulação do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), e apontou para um retorno da cobrança ainda no ano que vem.
"Nós precisamos refazer os modelos do DPVAT e reconstruir um novo DPVAT, com uma nova arquitetura para esse seguro, que é extremamente relevante. Temos um ano para fazer isso", explicou o secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Barbosa Pinto.
O DPVAT era cobrado até 2020, mas no ano seguinte foi substituído por um fundo no valor de R$ 4,3 bilhões que substituiu o consórcio, que tinha o seu cargo o seguro veicular obrigatório e isentou os motoristas da cobrança anual.
Desde então o fundo, que é administrado pela Caixa Econômica Federal, vem sendo utilizado para reembolsar despesas de assistência médica e suplementares e em casos de invalidez permanente e de morte. No entanto, o fundo está ficando sem dinheiro, e para continuar prestando assistência às vítimas de acidentes de trânsito, é necessário que o seguro volte a ser cobrado
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Financiamento de veículos fecha 2025 com 7,3 milhões de unidades

Venda de automóveis e comerciais leves cresce 2,58% em 2025

Brasil movimentou quase US$ 3 bi em comércio com Irã em 2025

Endividamento das famílias atinge recorde histórico em dezembro de 2025

Mercado reduz para 4,05% expectativas da inflação para 2026

Setor de papel e celulose gera quase 4 mil empregos formais em MS em 2025

Produtos europeus devem ficar mais baratos com acordo Mercosul-UE

Justiça dos EUA reconhece liquidação do Banco Master e bloqueia ativos

Aneel divulga calendário para anúncio de bandeiras tarifárias em 2026






