Menu
Busca quinta, 01 de junho de 2023
(67) 99647-9098
Economia

Governo deve voltar a cobrar o DPVAT em 2024

Seguro era cobrado de motoristas até 2020, quando foi substituído por um fundo administrado pela Caixa

20 março 2023 - 16h13Pedro Molina

O presidente Lula (PT) anunciou nesta segunda-feira (20) a reformulação do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), e apontou para um retorno da cobrança ainda no ano que vem.

"Nós precisamos refazer os modelos do DPVAT e reconstruir um novo DPVAT, com uma nova arquitetura para esse seguro, que é extremamente relevante. Temos um ano para fazer isso", explicou o secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Barbosa Pinto.

O DPVAT era cobrado até 2020, mas no ano seguinte foi substituído por um fundo no valor de R$ 4,3 bilhões que substituiu o consórcio, que tinha o seu cargo o seguro veicular obrigatório e isentou os motoristas da cobrança anual. 

Desde então o fundo, que é administrado pela Caixa Econômica Federal, vem sendo utilizado para reembolsar despesas de assistência médica e suplementares e em casos de invalidez permanente e de morte. No entanto, o fundo está ficando sem dinheiro, e para continuar prestando assistência às vítimas de acidentes de trânsito, é necessário que o seguro volte a ser cobrado

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Economia
Alíquota fixa do ICMS nos combustíveis começa a valer hoje
Economia
Pix foi o meio de pagamento mais utilizado em 2022
Economia
Prazo para declaração do Imposto de Renda termina hoje
Economia
Brasileiros usam cada vez menos dinheiro em espécie, diz BC
Economia
Lojas do comércio poderão abrir nos feriados de Corpus Christi e Santo Antônio
Economia
IBGE: taxa de desemprego fica em 8,5% no trimestre encerrado em abril
Economia
Receita paga nesta quarta primeiro lote de restituição do IR 2023
Economia
Último dia: Parcela do IPVA 2023 vence nesta quarta-feira
Economia
Bradesco apresenta instabilidade nesta terça-feira
Economia
A um dia do prazo, 65 mil contribuintes ainda não declararam imposto em MS

Mais Lidas

Polícia
Você conhece? IML de Cuiabá procura família de campo-grandense morto há 15 dias
Polícia
Em menos de um ano, trio é condenado por latrocínio de pecuarista em Campo Grande
Geral
Desafio viraliza e streamer morre após beber várias garrafas de vodca em vídeo
Polícia
Motoqueiro que passou a mão em jovem no Aero Rancho é indiciado por importunação