Menu
Menu
Busca quinta, 19 de junho de 2025
Economia

Intenção de consumo do campo-grandense tem leve queda em novembro

A pesquisa apontou também que os consumidores estão mais seguros em relação à situação atual do emprego

23 novembro 2018 - 09h59Da Redação com Assessoria

De acordo com a Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) houve uma leve queda na Intenção de Consumo das Famílias (ICF) campo-grandenses em novembro, com 96,2 pontos, em comparação aos 96,9 pontos registrados no mês de outubro, uma redução de 0,7%. Já em comparação a novembro de 2017, o aumento é de mais de 15 pontos. 

Para quem ganha mais de dez salários mínimos o índice é positivo, mais de 20 pontos acima do índice geral (118,4 pontos). Já para quem ganha menos de dez salários, a confiança é menor, com diferença de mais de quatro pontos (91,9).

Dos sete indicadores apurados, apenas três apresentaram índices positivos, perspectiva profissional (4,1%), compra a prazo (acesso ao crédito), com 1,7%, e emprego atual (1,5%). O momento para duráveis registrou o pior índice (-5,1%), seguido pelo nível de consumo atual (- 4,3%) e perspectiva de consumo (- 3,7%). Por último, a renda atual (- 2,5%).

A pesquisa apontou também que os consumidores estão mais seguros em relação à situação atual do emprego (41,7%) e que a maioria tem uma perspectiva profissional positiva para os próximos seis meses (57,8%). Já em relação a avaliação da renda atual, 45,4% afirmam que está igual ao ano passado.

"Estamos nos aproximando dos preparativos para as festas de fim de ano, Natal e Ano Novo, e as confraternizações do período, o que deve ajudar a melhorar o índice no próximo mês. A pesquisa mostra que a perspectiva de consumo deve se manter igual ao ano passado, o que é positivo”, afirma o presidente do Instituto de Pesquisa da Fecomércio-MS (IPF-MS), Edison Araújo. 

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sérgio Longen, presidente da Fiems
Economia
Longen alerta para sétima alta consecutiva da Selic
Governo de MS aprova programa de transação tributária para renegociar dívidas ativas
Economia
Governo de MS aprova programa de transação tributária para renegociar dívidas ativas
Centro de Campo Grande
Economia
Vendas do varejo caem 3,8% em comparação anual de maio em MS
MP investiga suposta prática de cartel em postos de combustíveis de Bodoquena
Interior
MP investiga suposta prática de cartel em postos de combustíveis de Bodoquena
Foto: Observatório da Indústria
Economia
Setor industrial teve participação de 73% nas exportações de MS em maio
Aplicativo do FGTS, onde pode ser visto se o pagamento foi realizado
Economia
Pagamento especial do saque-aniversário do FGTS continua hoje
Energia pode ficar zerada para algumas famílias
Economia
Gratuidade na energia pode beneficiar 720 mil pessoas em MS
Novo Bolsa Família
Economia
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários dos NIS final 3 nesta quarta
Aplicativo do FGTS, onde pode ser visto se o pagamento foi realizado
Economia
Começa segunda fase de pagamento especial do saque-aniversário do FGTS
Famílias de MS recebem o Bolsa Família
Economia
Bolsa Família contempla mais de 201 mil beneficiários em Mato Grosso do Sul

Mais Lidas

Hospital Regional de Coxim
Interior
Homem é esfaqueado por cantor sertanejo após dar carona em Coxim
Rio Ivinhema, entre os municípios de Ivinhema e Nova Andradina
Interior
Médica pula de ponte e desaparece no rio Ivinhema
JD1TV: Jovem tem cabeça decepada após negar pedido de namoro de idoso
Polícia
JD1TV: Jovem tem cabeça decepada após negar pedido de namoro de idoso
Agência do Detran, em Campo Grande
Política
Projeto de Lei que extingue vistoria veicular obrigatória preocupa especialistas