De acordo com a Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) houve uma leve queda na Intenção de Consumo das Famílias (ICF) campo-grandenses em novembro, com 96,2 pontos, em comparação aos 96,9 pontos registrados no mês de outubro, uma redução de 0,7%. Já em comparação a novembro de 2017, o aumento é de mais de 15 pontos.
Para quem ganha mais de dez salários mínimos o índice é positivo, mais de 20 pontos acima do índice geral (118,4 pontos). Já para quem ganha menos de dez salários, a confiança é menor, com diferença de mais de quatro pontos (91,9).
Dos sete indicadores apurados, apenas três apresentaram índices positivos, perspectiva profissional (4,1%), compra a prazo (acesso ao crédito), com 1,7%, e emprego atual (1,5%). O momento para duráveis registrou o pior índice (-5,1%), seguido pelo nível de consumo atual (- 4,3%) e perspectiva de consumo (- 3,7%). Por último, a renda atual (- 2,5%).
A pesquisa apontou também que os consumidores estão mais seguros em relação à situação atual do emprego (41,7%) e que a maioria tem uma perspectiva profissional positiva para os próximos seis meses (57,8%). Já em relação a avaliação da renda atual, 45,4% afirmam que está igual ao ano passado.
"Estamos nos aproximando dos preparativos para as festas de fim de ano, Natal e Ano Novo, e as confraternizações do período, o que deve ajudar a melhorar o índice no próximo mês. A pesquisa mostra que a perspectiva de consumo deve se manter igual ao ano passado, o que é positivo”, afirma o presidente do Instituto de Pesquisa da Fecomércio-MS (IPF-MS), Edison Araújo.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Ferramenta do BC bloqueia 6.879 tentativas de abertura de conta falsa

Cartão de crédito lidera endividamento em Campo Grande, atingindo 68% das famílias

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Consumidores da Capital terão 'Campanha Nome Limpo' para quitar contas de luz em atraso

Economia brasileira cresce 0,1% no terceiro trimestre

Levantamento da CNC aponta recuo do individamento das famílias em novembro

Mesmo com conta barata em dezembro, Energisa alerta para 'alto consumo' nas férias

Lideradas pelo cartão de crédito, compras natalinas devem movimentar R$ 194 milhões


Para quem ganha mais de dez salários mínimos o índice é positivo, mais de 20 pontos acima do índice geral (Reprodução/Internet)



