Na última semana, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) encaminhou à equipe econômica do governo uma proposta de isenção de PIS/Cofins para a importação de milho até o fim do ano . Entretanto, para Hélio Sirimarco, vice-presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) "a medida não é o suficiente para fazer com que o preço caia. O preço só vai cair com o aumento da oferta do grão”.
Em comunicado divulgado pela SNA, Sirimarco ressaltou que “como o produtor brasileiro já vendeu boa parte da safrinha de milho, ele está ausente no mercado, fato responsável pelas cotações do grão em alta”.
A preocupação do Mapa envolve, principalmente, os setores de avicultura e suinocultura, já que o milho – principal insumo das rações de aves e suínos – equivale, respectivamente, a 52% e 25% da demanda nacional do grão.
VENDAS DE BALCÃO
O Ministério da Agricultura, além da mudança do PIS/Cofins, também solicitou alterações das vendas de balcão do milho, realizadas com a intermediação da Conab. Esta decisão deve ser tomada pelo Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (Ciep), formado pelos ministros da Agricultura, Casa Civil, Fazenda e do Desenvolvimento Social e Agrário.
“O milho dos estoques da Conab é de boa qualidade. O que ocorre é que, em certas localidades, ainda existem estoques de safras anteriores. Para compensar eventuais problemas de qualidade, a Conab oferece esse milho com um bom desconto”, comenta o vice-presidente da SNA Hélio Sirimarco.
Conforme o órgão, o limite para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul subiria de seis mil para 14 mil quilos de milho por comprador; e para o Nordeste e Norte, passaria de seis mil para dez mil quilos por beneficiário ao mês. Os preços de referência da venda direta consideram as cotações do grão no mercado local.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Varejo brasileiro deve crescer 3,66% em 2026, aponta CNC

Anac aprova venda do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3 nesta sexta

Vendas no comércio voltam a ganhar fôlego e crescem 0,5% em outubro

Beneficiários com NIS final 2 recebem Auxílio Gás nesta quinta-feira

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

Brasileiros preferem presentes à transferência bancária, aponta pesquisa

Brasil registra recorde com 4,6 milhões de pequenos negócios em 2025







