Treze municípios de Mato Grosso do Sul, que são da região de fronteira com o Paraguai e Bolívia foram autorizados a vender carne bovina in natura para a União Europeia (UE). Essas cidades faziam parte da Zona de Alta Vigilância (ZAV).
A ZAV foi criada em 2005, na época em que surgiram focos da febre aftosa no estado, principalmente na fronteira com o Paraguai. Produtores, o Governo Estadual e a UE, criaram um mobilização e conseguiram erradicar a doença, trazendo normas rígidas para região.
Mato Grosso do Sul foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre da aftosa em 2008, exceto á área da ZAV, que ficou livre em 2011.
De acordo com o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luis Rangel, a partir de 1º de julho o estado pode vender o produto para a UE.
A Comissão Europeia publicou nesse sábado (11), no Jornal Oficial da União Europeia, um regulamento para aumentar a área apta a vender carne in natura. Ele diz que a antiga ZAV foi reconhecida pela OIE como área livre da aftosa com vacinação.
De acordo com esse regulamento, o Brasil foi que pediu a liberação para a venda de carne de Mato Grosso do Sul, o Mapa apresentou garantias de sanidade animal, o que ajudou na autorização.
Os municípios autorizados são Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Japorã, Ladário, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sete Quedas.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Conta de luz não terá tarifa extra em abril

Na Governadoria, Longen apresenta impactos da Reforma Tributária em MS

Caixa conclui pagamento de março do novo Bolsa Família

Produtos típicos da Semana Santa e Páscoa tem variação de até 119% na Capital

Duas apostas dividem prêmio de quase R$ 75 milhões da Mega-Sena

Indústria brasileira recua 0,3% em janeiro

Crescimento de empregos em MS "reflete trabalho" do governo, aponta Riedel

Beneficiários com NIS de final 9 recebem novo Bolsa Família

Comércio da Capital fechará as portas na Sexta-feira Santa
