PIB brasileiro cresceu 0,5% quando comparado ao trimestre encerrado em maio de 2018 (Agência Brasil)O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, teve queda de 0,8% no trimestre encerrado em maio deste ano, na comparação com o trimestre encerrado em fevereiro. As informações são do Monitor do PIB, divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
Apesar do resultado, o PIB brasileiro cresceu 0,5% quando comparado ao trimestre encerrado em maio de 2018, segundo a instituição. Considerando-se apenas o mês de maio deste ano, foram observadas altas de 0,5% em relação ao mês anterior e de 4,3% na comparação com maio do ano passado. No acumulado de 12 meses, o PIB aumentou 1,2%.
Na comparação do trimestre finalizado em fevereiro com o trimestre encerrado em maio, os três grandes setores produtivos tiveram queda: serviços (-0,4%), indústria (-1,4%) e agropecuária (-1,2%).
Dentro dos serviços, a maior queda foi observada nos transportes (-2%). Os serviços de informação foram os únicos a apresentar crescimento (0,2%). Já na indústria, houve queda entre todos os subsetores, com destaque para a indústria extrativa mineral (-4,8%).
Sob a ótica da demanda, a queda do trimestre findo em maio na comparação com o trimestre encerrado em fevereiro foi puxada pelas exportações, que recuaram 5,2% no período. O consumo de governo também caiu (-0,4%). Já as importações subiram 2,4%.
Por outro lado, tanto o consumo das famílias quanto a formação bruta de capital fixo (investimentos) cresceram 0,2%.
O cálculo oficial do PIB é feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado a cada trimestre fechado (janeiro a março, abril a junho, julho a setembro e outubro a dezembro).
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Brasil registra recorde com 4,6 milhões de pequenos negócios em 2025

Cesta básica consome 55% do salário mínimo dos campo-grandenses

Indústria responde por 44% das vagas abertas em Mato Grosso do Sul em 2025

Empresas abertas em MS passam de 12 mil no ano e superam número de 2024

Ferramenta do BC bloqueia 6.879 tentativas de abertura de conta falsa

Cartão de crédito lidera endividamento em Campo Grande, atingindo 68% das famílias

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Consumidores da Capital terão 'Campanha Nome Limpo' para quitar contas de luz em atraso






