A pesquisa O Brasileiro e sua Relação com o Dinheiro, divulgada nesta quarta-feira (4) pelo Banco Central (BC), mostrou que o PIX se tornou a forma de pagamento mais utilizada pelos brasileiros, ultrapassando as transações com dinheiro em espécie.
Com um nível de confiança de 95% e margem de erro de 3,1%, a pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre os dias 28 de maio e 1º de julho, com mil compondo o público específico de caixas de estabelecimentos comerciais, em todas as capitais e em amostras de cidades com mais de 100 mil habitantes.
Segundo a pesquisa, o PIX é utilizado por 76,4% da população, além de ser utilizada com maior frequência por 46% dos entrevistados. Em segundo lugar aparece o cartão de débito, utilizado por 69,1% da população, sendo o meio pagamento mais frequente para 17,4% dos entrevistados.
O dinheiro em espécie, sendo as cédulas e moedas, apareceu em terceiro lugar na pesquisa deste ano, usado por 68,9% da população, sendo o meio mais frequente para 22% dos entrevistados. Em comparação, na pesquisa realizada em 2021, o dinheiro era utilizado por 83,6% da população, sendo o mais frequente para 42%.
O cartão de crédito aparece em quarta posição, sendo utilizado por 51,6% da população e sendo a escolha mais frequente para apenas 11,5% dos entrevistados. Apesar disso o cartão de crédito é a forma de pagamento usada com maior frequência nos estabelecimentos comerciais, respondendo por 42% desse total, em comparação com 25,7% de uso do PIX.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Trump anuncia tarifas recíprocas, e produtos importados do Brasil são taxados em 10%

Preço do litro do etanol mantém variação de até 15%

Confiança dos empresários da Capital está na zona negativa

Declaração pré-preenchida completa do IR está disponível

Pé-de-meia: nascidos em março e abril recebem hoje incentivo matrícula

Diesel fica R$ 0,17 mais barato a partir de abril

Mato Grosso do Sul registra saldo recorde de empregos formais em fevereiro de 2025

Receita paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta segunda

Governo irá investir mais de R$ 180,8 milhões em obras em rodovias e ruas de MS
