Menu
Busca quinta, 21 de setembro de 2023
(67) 99647-9098
TJMS Set23
Economia

Deflação: Preços caem e IPCA registra em junho, a menor taxa desde 2017

O resultado de junho foi influenciado principalmente pelas quedas nos preços de comidas e bebidas

11 julho 2023 - 10h50Sarah Chaves, com IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (11) um queda de 0,08% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em junho deste ano, taxa é 0,31 ponto percentual abaixo da taxa de maio (0,23%).

De acordo com o IBGE, essa foi a menor variação para o mês de junho desde 2017, quando o índice foi de -0,23%. No ano, o IPCA acumula alta de 2,87%. Em junho de 2022, a variação havia sido de 0,67%.

O resultado de junho foi influenciado principalmente pelas quedas em Alimentação e bebidas (-0,66%) e Transportes (-0,41%), que contribuíram com -0,14 pontos percentuais (p.p). Artigos de residência (-0,42%) e Comunicação (-0,14%) também registraram recuo nos preços no IPCA de junho. No lado das altas, o maior impacto (0,10 p.p.) e a maior variação (0,69%) no índice do mês vieram de Habitação. Os demais grupos ficaram entre o 0,06% de Educação e o 0,36% de Despesas pessoais.

A queda do grupo Alimentação e bebidas se deve principalmente, ao recuo nos preços da alimentação no domicílio. Destacam-se as quedas do óleo de soja (-8,96%), das frutas (-3,38%), do leite longa vida (-2,68%) e das carnes (-2,10%). 

Em transportes o resultado foi influenciado pelo recuo nos preços dos automóveis novos  e dos automóveis usados . Além disso, destaca-se o resultado de combustíveis (-1,85%), por conta das quedas do óleo diesel, do etanol, do gás veicular e da gasolina. No lado das altas, as passagens aéreas subiram 10,96%, após queda de 17,73% em maio.

No grupo habitação, a maior contribuição veio da energia elétrica residencial. A taxa de água e esgoto (1,69%) também registrou alta, por conta de reajustes aplicados em quatro áreas de abrangência do índice em Belém, Curitiba, São Paulo e Aracaju.

O resultado do grupo Saúde e cuidados pessoais foi influenciado pela alta nos preços dos planos de saúde, decorrente do reajuste de até 9,63% autorizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em 13 de junho, com vigência a partir de maio de 2023 e cujo ciclo se encerra em abril de 2024. Desse modo, no IPCA de junho foram apropriadas as frações mensais relativas aos meses de maio e junho.

Para o cálculo do índice do mês, foram comparados os preços coletados entre 30 de maio e 28 de junho de 2023 (referência) com os preços vigentes entre 29 de abril e 29 de maio de 2023 (base). O IPCA é calculado pelo IBGE desde 1980, se refere às famílias com rendimento monetário de 1 a 40 salários-mínimos e abrange dez regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís, Aracaju e de Brasília.

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Economia
Caixa paga novo Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4
Economia
Após foco notificado, Japão suspende importação de carne de aves de MS
Economia
Sebrae realiza mega evento do encadeamento produtivo com mais de 500 empresas
Economia
Caixa paga novo Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3
Cidade
Dia das Crianças pode movimentar R$ 95 milhões na economia em Campo Grande
Economia
Caixa paga novo Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2
Economia
Segundo Haddad, Brasil emitirá 'títulos verdes' na Bolsa de Nova York
Economia
Café com Negócios: Nova edição discute Transformação Digital nas empresas
Economia
Caixa paga a parcela de setembro do Bolsa Família com NIS final 1
Economia
Exportações de MS crescem e chegam a maior receita entre janeiro e agosto

Mais Lidas

Polícia
AGORA: Bandido que roubou joalheria morre em troca de tiros com o Choque no Noroeste
Justiça
TRE-MS já tem lista tríplice
Polícia
Cansada de ser abusada, enteada mata padrasto a facadas no Los Angeles
Cidade
Morre Antônio João