Considerado o principal segmento da economia de Campo Grande, o setor de serviços registrou crescimento de 5,8% no mês de dezembro de 2022, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). A pesquisa foi publicada na edição fevereiro de 2023 do Boletim Econômico de Campo Grande.
O secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila, estima que a variação do Produto Interno Bruto (PIB) tenha superado 4,5% no ano de 2022. Estes números se baseiam nos dados das Pesquisas Mensais de Serviços e Comércio do IBGE, e nos dados de arrecadação com ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza). A média nacional de crescimento do PIB foi de 2,9%.
“Mais uma vez vemos a importância do varejo para a economia de Campo Grande. Sabemos que o setor em Campo Grande é responsável por mais de 60% do PIB da Capital e 40% do PIB do Estado. Então, as políticas públicas que a Prefeitura de Campo Grande vem realizando no sentido de fomentar a Capital em hub logístico vem ao encontro da sua própria vocação”, explica Adelaido.
Outro ponto importante é que o cenário de crescimento econômico se reflete na geração de empregos e na baixa taxa de desocupação. No mês de janeiro foram mais 102 novas vagas com carteira assinada geradas, com destaque para construção civil, indústria e agropecuária.
O último dado sobre desemprego divulgado pelo IBGE mostra que Campo Grande fechou 2022 com índice de 3,1% de desocupação, a segunda menor entre as capitais, o que poderia indicar uma situação de pleno emprego.
Para 2023, a Sidagro estima um crescimento do PIB municipal entre 2,0% e 2,5%. Apesar de menor do que o estimado para 2022, o número da capital sul-mato-grossense é bem superior ao 0,85% projetados para o Brasil.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Expectativa: Páscoa deve movimentar mais de R$ 90 milhões na Capital

Beneficiários com NIS de final 8 recebem o novo Bolsa Família

Índice de Confiança da Construção cai 0,3 ponto no país

Campo Grande representa MS em ranking de Cidades Empreendedoras

Caixa paga novo Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7

Simone Tebet descarta proposta de mudar meta de inflação

Queridinho, Pacu deve ser peixe mais consumido na Páscoa em MS

Bruno Serra deixa Diretoria de Política Monetária do Banco Central

Caixa paga novo Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6
