Os setores de obras, abate de bovinos e instalações e serviços especializados para construção foram os serviços da indústria que mais abriram vagas no decorrer de janeiro a outubro, de acordo com levantamento do Radar Industrial Fiems, no total, o setor industrial criou 11.484 vagas resultante de 85.379 contratações e 73.895 demissões, alcançando uma participação de 33% do total de vagas abertas no estado no período indicado.
O conjunto da atividade industrial foi responsável pela abertura de 336 postos formais de trabalho em Mato Grosso do Sul em outubro, resultado de 7.506 contratações e 7.170 demissões, conforme levantamento do Radar Industrial Fiems.
As atividades industriais que mais abriram vagas no mês de outubro foram: fabricação de álcool (+170), abate de bovinos (+150), abate de aves (+67), fabricação de refrigeradores (+52) e extração de minério de ferro (+41);
Já as atividades industriais que mais abriram vagas no acumulado de janeiro a outubro são: obras de infraestrutura (+3.940), abate de bovinos (+1.630), instalações e serviços especializados para construção (+1.356), fabricação de álcool (+1.226), extração de minério de ferro (+536), atividades de apoio à extração de minério de ferro (+414), construção de edifícios (+349), fabricação de celulose (+270), curtimento e outras preparações de couro (+244), fabricação de açúcar (+173), abate de aves (+151), instalação de máquinas e equipamentos industriais (+115), usinagem, tornearia e solda (+110) e fabricação de produtos de carne (+105).
Segundo o economista-chefe da Fiems, Ezequiel Resende, o conjunto das atividades industriais em Mato Grosso do Sul encerrou outubro de 2023 com o total de 153.837 trabalhadores empregados.” Indicando, até aqui, um aumento de 8,0% em relação ao fechamento do ano anterior, quando o contingente ficou em 142.353 funcionários. Por fim, a atividade industrial responde por 24,4% de todo o emprego com carteira assinada (CLT) existente em Mato Grosso do Sul, ficando atrás apenas do segmento de Serviços que emprega 241.098 trabalhadores com participação equivalente a 38,2%”, afirmou.
Em relação aos municípios, constata-se que em 57 deles as atividades industriais registraram saldo positivo de contratação no período de janeiro a outubro de 2023, proporcionando a abertura de 11.975 vagas.
Entre as cidades com saldo positivo de pelo menos 100 vagas, destacam-se: Ribas do Rio Pardo (+3.427), Campo Grande (+2.480), Corumbá (+1.044), Três Lagoas (+660), Paranaíba (+552), Nova Andradina (+481), Dourados (+371), Aparecida do Taboado (+300), Batayporã (+245), Naviraí (+198), Costa Rica (+175), Sidrolândia (+165), Fátima do Sul (+151), Itaporã (+143), São Gabriel do Oeste (+143) e Água Clara (+140).
JD1 No Celular
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Salário do trabalhador é acima da média em 8 estados e no DF; MS está na lista

MS é um dos estados que terminou com menor índice de desemprego em 2024

Vendas no comércio subiram 4,7% em 2024

Fazenda prevê queda da inflação dos alimentos até o fim do ano

Trump impõe tarifa recíproca para países que taxam os EUA

Projeção de crescimento do PIB em 2025 é reduzida para 2,3%

Após encontro com Riedel, Energisa investirá R$ 771 milhões em MS

TCU decide liberar pagamentos do programa Pé-de-Meia

Governo do Brasil vai dialogar com os EUA sobre taxa de importação do aço
