Menu
Busca sábado, 08 de agosto de 2020
(67) 99647-9098
Governo 03
Economia

Há 8 anos, vencedores de concessão aguardam prefeitura finalizar Terminal de Cargas

Licitado no final de 2012, obra até hoje não acabou, com isso concessionários do "PARK X" e a própria capital amargam prejuízo milionário causados pela morosidade do poder público

30 julho 2020 - 10h55Da redação

O Terminal Intermodal de Cargas (TIC), cuja concessão publica foi licitada e vencida, pelo Consórcio J .Bens - Cotia, passados oito anos, até hoje não entrou em operação por que a obra não terminou , e apenas agora,  finalmente parece haver uma previsão, desta vez para "esse ano".

A área é situada as margens do grande anel rodoviário, entre as saídas de Nova Alvorada e Sidrolândia.

 Na área, foi feita toda a estrutura para que um modal rodo ferroviário atraia grandes empresas, criando um novo centro de progresso para a capital.

Dois mandatos, o primeiro de Bernal e Olarte, e o segundo da atual gestão de Marquinhos, parecem  não terem sido suficientes para, se concluir o pouco ( 10%) que resta da obra, custeada com verbas federais, e que após concluída dará operacionalidade a estratégica posição de Campo Grande no mapa logístico da América do Sul.

A morosidade do Terminal de Cargas, é ainda maior que a do Aquário do Pantanal, além de que o resto a ser feito, é bem menor que a do investimento erguido na av. Afonso Pena.

Os detentores da concessão, afirmaram ao JD1, que aguardam há oito anos, o final da obras para finalizar conversas que foram "infrutíferas" pelo fato da parte pública estar inconclusa, e eles não poderem dar seqüência a missão do local.

O empresário Jorge Manubens do grupo J Bens., conta que pelo menos cinco grandes empresas, que não dariam menos que 800 empregos diretos, apenas na região do terminal se perderam, pela impossibilidade de se fechar contratos. "Isso fora a rede de prestação de serviços que seriam contratados”, e outros relata Jorge. Segundo ele, grandes grupos se interessavam pelo local, viam viabilidade, mas a obra “não acabou”, situação em que "estamos até hoje".Ainda segundo Jorge,varias tratativas estão em pausa, pela incerteza de uma data exata, mas assim que houver uma comunicação conclusiva da data , "criaremos um grande pólo de desenvolvimento", o nosso "PARK X", nome do terminal.

Jorge diz ainda, ter oficiado o município pedindo uma definição da conclusão do terminal em 19 de agosto do ano passado, até para informar os pretendentes a operarem,  mas que ainda não teve uma resposta".

Prefeitura

O secretário Rudi Fiorese disse ao JD1 via WathsApp que as últimas benfeitorias estarão  concluídas "todas esse ano". Já o secretário Antonio Lacerda, que comanda um "grupo de trabalho" sobre  o projeto, disse que quer se pronunciar na segunda-feira pois  "aguarda informações".

Veja o vídeo que, traz a projeção e o gigantismo do futuro terminal:

Maquete de como será o Terminal: 


Vacinne

Deixe seu Comentário

Leia Também

Economia
Caixa abre agências neste sábado para beneficiários do auxílio
Economia
Capital: Cesta básica teve alta em julho, diz Dieese
Economia
Associação Comercial não quer fechamento da capital por 14 dias
Economia
Ministério da Economia quer o fim da meia-entrada nos cinemas
Economia
Salário de servidores estaduais é pago nesta segunda
Economia
Receita prorroga suspensão das ações de cobrança até 31 de agosto
Economia
Estado paga servidores no dia 4
Economia
BRF afirma que China suspendeu exportações de frango de Dourados
Economia
Banco Central anuncia lançamento da cédula de R$ 200
Economia
Congresso aprova votação urgente de lei que deve baratear o gás em até 40%

Mais Lidas

Esportes
Vídeo: 4 x 3, Palmeiras é campeão nos pênaltis
Geral
Motoboys protestam em frente a condomínio de homem que humilhou entregador
Polícia
Fazendeiro é multado em R$ 5 mil por caça ilegal de jacaré
Saúde
Brasil supera 100 mil mortes por covid-19