Menu
Busca sábado, 23 de janeiro de 2021
(67) 99647-9098
Governo Futebol
Economia

Há 8 anos, vencedores de concessão aguardam prefeitura finalizar Terminal de Cargas

Licitado no final de 2012, obra até hoje não acabou, com isso concessionários do "PARK X" e a própria capital amargam prejuízo milionário causados pela morosidade do poder público

30 julho 2020 - 10h55Da redação

O Terminal Intermodal de Cargas (TIC), cuja concessão publica foi licitada e vencida, pelo Consórcio J .Bens - Cotia, passados oito anos, até hoje não entrou em operação por que a obra não terminou , e apenas agora,  finalmente parece haver uma previsão, desta vez para "esse ano".

A área é situada as margens do grande anel rodoviário, entre as saídas de Nova Alvorada e Sidrolândia.

 Na área, foi feita toda a estrutura para que um modal rodo ferroviário atraia grandes empresas, criando um novo centro de progresso para a capital.

Dois mandatos, o primeiro de Bernal e Olarte, e o segundo da atual gestão de Marquinhos, parecem  não terem sido suficientes para, se concluir o pouco ( 10%) que resta da obra, custeada com verbas federais, e que após concluída dará operacionalidade a estratégica posição de Campo Grande no mapa logístico da América do Sul.

A morosidade do Terminal de Cargas, é ainda maior que a do Aquário do Pantanal, além de que o resto a ser feito, é bem menor que a do investimento erguido na av. Afonso Pena.

Os detentores da concessão, afirmaram ao JD1, que aguardam há oito anos, o final da obras para finalizar conversas que foram "infrutíferas" pelo fato da parte pública estar inconclusa, e eles não poderem dar seqüência a missão do local.

O empresário Jorge Manubens do grupo J Bens., conta que pelo menos cinco grandes empresas, que não dariam menos que 800 empregos diretos, apenas na região do terminal se perderam, pela impossibilidade de se fechar contratos. "Isso fora a rede de prestação de serviços que seriam contratados”, e outros relata Jorge. Segundo ele, grandes grupos se interessavam pelo local, viam viabilidade, mas a obra “não acabou”, situação em que "estamos até hoje".Ainda segundo Jorge,varias tratativas estão em pausa, pela incerteza de uma data exata, mas assim que houver uma comunicação conclusiva da data , "criaremos um grande pólo de desenvolvimento", o nosso "PARK X", nome do terminal.

Jorge diz ainda, ter oficiado o município pedindo uma definição da conclusão do terminal em 19 de agosto do ano passado, até para informar os pretendentes a operarem,  mas que ainda não teve uma resposta".

Prefeitura

O secretário Rudi Fiorese disse ao JD1 via WathsApp que as últimas benfeitorias estarão  concluídas "todas esse ano". Já o secretário Antonio Lacerda, que comanda um "grupo de trabalho" sobre  o projeto, disse que quer se pronunciar na segunda-feira pois  "aguarda informações".

Veja o vídeo que, traz a projeção e o gigantismo do futuro terminal:

Maquete de como será o Terminal: 


senar janeiro21

Deixe seu Comentário

Leia Também

Economia
Repasses a municípios de MS cresceram 10% em 2020
Economia
Governo autoriza cessão da Gruta do Lago Azul ao município de Bonito
Economia
Governo federal lança sistema para simplificar a abertura de empresas
Economia
Nascidos em setembro podem sacar parcela do auxílio nesta quarta
Economia
Pagamento do calendário 2021 do Bolsa Família começa nesta segunda
Economia
Caixa libera saque do auxílio emergencial para nascidos em agosto
Economia
Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 17 milhões
Economia
Depois de 17 anos, Paulo Ponzini volta à Presidência do Corecon-MS
Economia
Número de pessoas inadimplentes cai no fim de 2020
Economia
A partir desta quinta, gás de cozinha vai ficar 6% mais caro

Mais Lidas

Polícia
Jacaré é capturado dando 'rolê' em cidade de MS
Internacional
Estados Unidos inicia vacinação contra a Covid-19 em Nova York
Polícia
Morador de rua tenta matar desafeto a pauladas no interior do Estado
Polícia
Briga por capacete acaba em tentativa de homicídio