Menu
Menu
Busca terça, 18 de fevereiro de 2025
Educação

Participantes do Enem devem ficar atentos ao horário de verão

A primeira prova será aplicada no domingo (4)

03 novembro 2018 - 14h38Da redação com Agência Brasil    atualizado em 03/11/2018 às 15h46

O horário de verão terá início na madrugada deste domingo (4), mesmo dia de aplicação da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). À meia-noite de hoje (3), os brasileiros das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, que abrangem dez estados e o Distrito Federal, devem adiantar o relógio em uma hora.
Com a vigência do horário especial, o Brasil terá quatro fusos diferentes, uma vez que os estados das regiões Norte e Nordeste permanecerão no horário normal. 

O ministro da Educação, Rossieli Soares, em entrevista coletiva na última quarta-feira (31) fez um alerta aos estudantes que vão fazer as provas do Enem para que fiquem atentos aos horários. Ele disse que acionou as instâncias responsáveis para que as operadoras não errem na atualização dos relógios, como ocorreu há duas semanas.

Em nota, o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil) explicou que a alteração do relógio no último dia 21 não ocorreu nas plataformas de rede das operadoras, e sim em aplicativos externos instalados nos aparelhos, fora do domínio de controle dessas operadoras. A entidade reforçou que o horário das plataformas de rede e serviços segue o calendário oficial e que há monitoramento online nos dias de mudança para garantir que a alteração da hora ocorra conforme o esperado.

As provas aplicadas neste domingo serão: Redação Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias. Os estudantes terão cinco horas e meia para fazer o exame.

Os portões dos locais de realização do exame serão abertos e fechados em horários diferentes nos estados, de acordo com o fuso, tendo como referência o horário de Brasília. Confira a programação preparada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para este domingo:

 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Divulgação
Educação
MS Supera: programa convoca estudantes do cadastro reserva
Aulas voltam nas escolas estaduais
Educação
Aulas nas redes estaduais retornam nesta segunda para 180 mil estudantes em MS
UEMS
Educação
Sisu 2025: UEMS e UFGD publicam 1ª lista de convocados
Programa Pé-de-meia
Educação
Mesmo com prazo de 120 dias, Pé-de-Meia será pago ainda em fevereiro, diz ministro
Galvão Bueno
Esportes
Galvão Bueno voltará à TV aberta após assinar contrato com a Band
Aula Escola Estadual Lucia Marti
Educação
MS pode ter política permanente para inclusão de estudantes autistas e neuroatípico
IEL abre 100 vagas de estágio com salários de até R$ 1,2 mil em MS
Oportunidade
IEL abre 100 vagas de estágio com salários de até R$ 1,2 mil em MS
Alfabetização no Mato Grosso do Sul é reconhecida com prêmio nacional
Educação
Alfabetização no Mato Grosso do Sul é reconhecida com prêmio nacional
Escolas de Dourados e Caarapó são premiadas por hábitos saudáveis na alimentação
Educação
Escolas de Dourados e Caarapó são premiadas por hábitos saudáveis na alimentação
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Educação
MP dá prazo para escola em Costa Rica implementar capacitação de primeiros socorros

Mais Lidas

João Vitor, de 22 anos
Polícia
JD1TV AGORA: Estudante de medicina bêbado que matou corredora atropelada continuará preso
Presos foram levados para a sede do Garras
Polícia
Suspeitos de execução de Kennyd são presos pelo Garras em Campo Grande
JD1TV: Mulher tem parte da boca arrancada ao brigar por macho no meio da rua
Polícia
JD1TV: Mulher tem parte da boca arrancada ao brigar por macho no meio da rua
Vítimas foram internadas no Hospital da Vida
Polícia
Adolescente jogada para fora de caminhonete durante capotamento morre em Dourados