Menu
Busca quinta, 21 de fevereiro de 2019
(67) 99647-9098
Educação

Conheça os possíveis temas para a redação deste ano do Enem

Sustentabilidade, reciclagem e envelhecimento da população estão entre os prováveis temas deste ano

12 outubro 2018 - 13h33Da redação com assessoria

Com a proximidade do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que acontece em novembro, é fundamental exercitar habilidades específicas cobradas pela prova. Pensando nisso, o SAS Plataforma de Educação convidou dois consultores pedagógicos para elencarem possíveis temas de redação para o ENEM deste ano, assim como os argumentos necessários para trabalhar cada um desses assuntos.

- Sustentabilidade e reciclagem

As discussões acerca da reciclagem são recorrentes e podem vir a se tornar tema da redação do Enem 2018. De acordo com a Alana Vivas, consultora pedagógica do SAS, o tema possibilita ao estudante sugerir diferentes soluções para problemas ambientais, considerando as ações que já vêm sendo realizadas no Brasil e outras práticas sustentáveis que combatem o acúmulo de lixo, em especial o plástico. “Uma das propostas possíveis é o aumento de investimento público em pesquisas e produção de materiais biodegradáveis que possam substituir o plástico e não agredir o meio ambiente”, aconselha.

-  Envelhecimento da população

Aumento da expectativa de vida, diminuição da taxa de natalidade e outros fatores demonstram um movimento chamado de inversão na pirâmide etária no Brasil. Por isso, não seria surpreendente se o ENEM abordasse esse assunto, de modo a esperar um olhar mais atento às necessidades dos idosos, como políticas de saúde pública, assistência social e mobilidade, propondo soluções que garantam o bem-estar dos idosos.

- Atualização e profissões do futuro

Considerando o contexto de evolução da cultura digital e surgimento de novas tecnologias, é possível inferir que, dentro de alguns anos, haverá muitas novas profissões e o que se conhece no âmbito profissional será bastante diferente para os antigos e novos trabalhadores. “O aluno pode ser levado a refletir sobre habilidades necessárias para adaptação aos atuais e futuros cenários profissionais, como, resiliência, capacidade de resolução de problemas, abertura ao novo, capacidade de inovar, entre outras”, explica Alana.

- Fake News

O consultor pedagógico Vinicius Beltrão, por sua vez, aposta em Fake News como um dos possíveis temas para redação do ENEM, devido à ampla repercussão do assunto nas redes sociais e imprensa. “A divulgação de notícias falsas tem sido apontada por especialistas como um mecanismo de controle social e essa pode ser uma boa linha argumentativa para os alunos”, afirma.

- Mobilidade urbana

O aumento populacional nos grandes centros e capitais brasileiras tem incentivado a iniciativa pública a investir e modernizar os meios de transporte. Ao mesmo tempo, o aumento das tarifas mobiliza a sociedade a exigir um transporte mais seguro, confortável e ágil. “É interessante que o aluno tenha em mente como se dá a dinâmica da relação entre poder público e sociedade nesse assunto. Ao mesmo tempo, é extremamente importante entender as tentativas de empresas de transporte compartilhado de criar soluções para o problema de mobilidade urbana”.

- BNCC e falta de professores

O cenário educacional tem passado por profundas mudanças nos últimos anos e a necessidade de construção de uma Base Nacional Comum Curricular tanto para o Ensino Fundamental, quanto para o Ensino Médio. Ao mesmo tempo, explica Beltrão, o dilema de implementação de tais projetos vem acompanhado do desencanto com a carreira docente. “Esse é um cenário que exige dos alunos propostas para resolução de problemas tanto do ponto de vista educacional, uma vez que a BNCC para o ensino médio ainda não foi aprovada, quanto do ponto de vista da formação e valorização dos professores no Brasil”, acrescenta.

- Doenças erradicadas e vacinas

Países europeus, Estados Unidos e inclusive Brasil, têm sofrido com o retorno de doenças que pareciam erradicadas, como sarampo e febre amarela. De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunização, a falta de vacinação é o principal motivo. Beltrão avalia que o assunto permite aos alunos transitarem entre o tema da saúde pública e o perigo das fake news, frequentemente responsáveis pela difusão de informações incorretas sobreo assunto.

Sobre o SAS Plataforma de Educação

O SAS é uma Plataforma de Educação que desenvolve conteúdo, tecnologia e serviços para mais de 700 escolas e 230 mil alunos em todo o Brasil. SAS é uma solução da Arco Educação, uma companhia focada em soluções educacionais para o ensino básico que alia educação de excelência e gestão eficiente.

Sesc Novo

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
ProUni divulga hoje resultado da segunda chamada
Educação
UEMS tem vagas para quem fez Enem entre 2011 e 2018
Educação
IFMS abre inscrições para vagas remanescentes do Sisu em dez municipios
Educação
Estudantes da Rede Estadual retornam às aulas nesta segunda-feira
Educação
Convocados na 3ª chamada do Sisu devem fazer a matrícula no IFMS
Cidade
Funesp oferece 100 vagas para oficinas de ginástica rítmica
Educação
Hoje é o último dia de matrícula do ProUni
Educação
Evento gratuito ensina o passo a passo de uma coleção de moda
Educação
Senac Campo Grande oferece cursos em diversas áreas em fevereiro
Educação
Olimpíada Brasileira de Astronomia tem baixa participação feminina

Mais Lidas

Polícia
Depois de sair de festa, jovem morre ao capotar veículo no centro
Cidade
Evite ser multado, saiba onde estão os radares nas ruas da capital
Polícia
Dupla em motocicleta atira e acerta rosto de policial, na fronteira
Cidade
Prefeitura convoca aprovados em processo seletivo para merendeiro