Menu
Busca segunda, 25 de maio de 2020
(67) 99647-9098
TJ MS maio20
Educação

Seleção para mestrado é aberta no IFMS

Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica é oferecido em Campo Grande

03 janeiro 2019 - 10h15Da redação com assessoria

O edital de abertura do Exame Nacional de Acesso para o mestrado profissional na área, com ingresso em 2019 foi publicado e existem 24 vagas para Mato Grosso do Sul. O campus do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), em Campo Grande, oferece o curso.

A iniciativa é da Coordenação Acadêmica Nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). No Brasil, são oferecidas 908 vagas distribuídas nas 40 instituições associadas ao Programa. 

No caso de MS, a oferta é de 24 vagas, sendo metade para servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e a outra metade para público externo - destas, uma é reservada para candidato com deficiência, comprovada por meio de laudo médico, e duas para candidatos pretos, pardos ou indígenas.

As inscrições  poderão ser feitas a partir de 2 de fevereiro, exclusivamente no Sistema de Inscrições, cujo acesso será disponibilizado na página do Programa. O prazo se encerrará no dia 7 de março.

A taxa de inscrição é R$ 70,00 e deverá ser paga até 8 de março.

Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que sejam membros de família de baixa renda têm direito à isenção do pagamento da taxa. A solicitação deverá ser feita entre os dias 2 e 12 de fevereiro, no ato da inscrição, de acordo com as instruções do edital.

O exame  será composto por uma prova objetiva contendo 50 questões de múltipla escolha, acerca das Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, Metodologias de Pesquisa e Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem, conforme a bibliografia divulgada.

A prova será aplicada no dia 5 de maio, conforme cronograma do processo seletivo. O início das aulas está previsto para agosto, sempre às segundas-feiras, no período da manhã, tarde e noite.

As linhas de pesquisa do mestrado são:

Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica: trata dos fundamentos das práticas educativas e do desenvolvimento curricular na Educação Profissional e Tecnológica, em suas diversas formas de oferta, a partir de uma abordagem inclusiva, interdisciplinar, em espaços formais e não formais, em conformidade com a perspectiva do trabalho como princípio educativo e do currículo integrado;
Gestão e Organização do Espaço Pedagógico em Educação Profissional e Tecnológica: trata dos processos de gestão e organização do espaço pedagógico que contribuam diretamente com os processos de ensino, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares que possibilitem formação integral e significativa do educando.

A entrega e a defesa pública de um produto educacional em Educação Profissional e Tecnológica, conforme definição da área de Ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é item obrigatório para a conclusão do mestrado.

Mais informações sobre o curso estão disponíveis na página do Mestrado Profissional do Campus Campo Grande.

Em caso de dúvidas, o contato com a coordenação do curso no IFMS pode ser feito pelo e-mail [email protected]

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
Novas escolas aderem ao desconto em mensalidade, veja a lista
Educação
MEC adia prazo de inscrição do Enem para 23h59 de quarta-feira, 27 de maio
Educação
Aulas pela TV aberta começam nesta segunda
Educação
Inscrições do Enem terminam hoje
Educação
Mesmo adiado, sexta-feira é o último dia para se inscrever no Enem
Educação
Bolsonaro adia Enem, porém sem data definida
Educação
Senado aprova projeto de lei para o adiamento do Enem
Educação
Candidatos do Enem podem assistir à 1ª videoaula neste sábado
Educação
Adiamento do ENEM é votado hoje no senado
Educação
AO VIVO – SED esclarece dúvidas sobre aulas durante a pandemia

Mais Lidas

Polícia
Passageira trans diz ter sido puxada pelos cabelos e chama motorista de covarde
Polícia
Homem é preso com quase 400 kg de maconha que iriam para São Paulo
Polícia
Assessor de Trump diz que EUA devem barrar voos do Brasil
Saúde
Secretário de vigilância pede demissão do Ministério da Saúde