A Agência Internacional de Testagem (ITA) divulgou nesta quinta-feira (19), um relatório sobre o controle de dopagem durante os Jogos Olímpicos Paris 2024.
A entidade destacou o recorde de 38,75% dos atletas testados e relatou cinco casos de doping nos Jogos Olímpicos, além de mais de 40 violações nos seis meses que antecederam a competição na França, como o maratonista brasileiro Daniel Nascimento, flagrado às vésperas das Olimpíadas.
A ITA ainda ressaltou que 90% dos atletas que competiram em Paris foram testados ao menos uma vez nos seis meses que antecederam as Olimpíadas. Nesse período, houve mais de 40 violações referentes a atletas que provavelmente estariam nos Jogos.
Os cinco atletas flagrados em Paris são o iraquiano Sajjad Sehen (judô), a nigeriana Cynthia Ogunsemilore (boxe), o afegão Mohammad Faizad (judô), o congolês Dominique Mulamba (atletismo) e a boliviana María José Ribera Pinto (natação). Os casos foram direcionados para julgamento pelas respectivas federações internacionais de cada esporte e para a Divisão Antidoping da Corte Arbitral do Esporte.
Entre o dia da abertura da Vila Olímpica, em 18 de julho, ao dia da cerimônia de encerramento dos Jogos, em 11 de agosto, a ITA coletou 6.130 amostras de urina e sangue em 4.770 exames. Foram testados 4.150 atletas, um aumento de 4% em relação às Olimpíadas de Tóquio e de 10% em relação à Rio 2016. Dois terços dos testes foram realizados em competição, e um terço fora de competição. As amostras vão ser guardadas por 10 anos para reanálises futuras.
Atletas de 200 países foram testados, sendo 97% das delegações dos Jogos de Paris. O Brasil foi o nono país mais testado. Quatro das cinco potências que lideraram o quadro de medalhas foram as delegações com maior número de testes: Estados Unidos, França, China e Austrália. O Japão terminou na quinta colocação no quadro de medalhas, mas foi o oitavo mais testado.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Campo-grandense é convocado por Bernardinho para Liga das Nações

CBF recorre ao STF para anular afastamento de Ednaldo Rodrigues

Zagueiro do Real Madrid vira réu por envolvimento em vídeo sexual com adolescente

Justiça afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF

Kimi Antonelli homenageia Ayrton Senna com capacete especial em Ímola

Barcelona enfrenta o Espanyol em clássico decisivo pelo título da La Liga; saiba onde assistir

UFMS terá oficina gratuita de futebol de mesa

Jogador é colocado em coma induzido após choque com trave durante partida

CBF promete pagar recompensa para Ancelotti caso vença a Copa do Mundo
