A história do Brasil nas Paralimpíadas fica mais vitoriosa, e Maria Carolina Santiago é uma das grandes responsáveis por isso. Maior campeã da história do País nos Jogos, a nadadora, de 39 anos, venceu a final dos 100m livre S12 nesta quarta-feira (4), e conquistou seu sexto ouro paralímpico, o terceiro somente em Paris este ano. Na mesma prova, destinada a atletas com deficiência visual pequena, mas ainda assim significativa, a também brasileira Lucilene Sousa chegou na sexta posição.
A medalhista de ouro já tinha avançado à final dos 100m livre S12 com o melhor desempenho das eliminatórias (1min00s50). Favorita, a brasileira dominou a decisão do início ao fim e se sagrou campeã com o tempo de 59s30. Anna Stetsenko, da Ucrânia, fez 1min00s39 e ficou com a prata. Ayano Tsujiuchi, do Japão, levou o bronze, finalizando a prova em 1min01s05. Para celebrar o resultado, a japonesa deu um abraço em Carol.
Lucilene, por sua vez, avançou com a quinta marca das eliminatórias (1min03s14). Na grande decisão, melhorou o seu tempo e marcou 1min02s47. Assim, garantiu o sexto lugar. A brasileira de 24 anos já tem uma medalha paralímpica na carreira. Em 2021, nos Jogos de Tóquio, conquistou a prata no revezamento 4x100m livre misto 49 pontos.
O ouro nos 100m livre S12 foi o terceiro de Carol nos Jogos Paris 2024. Ela também conquistou a medalha dourada nos 100m costas S12 e nos 50m livre S13. Em Tóquio, há três anos, a atleta tinha subido ao lugar mais alto do pódio outras três vezes.
Com valiosa ajuda de Carol Santiago, o Brasil chega a 17ª medalha na natação das Paralimpíadas de 2024. Até agora, o país já faturou seis ouros, três pratas e oito bronzes. Nesta quarta, Carol ainda voltará às piscinas de Paris. Ela participará do revezamento misto 4x100m 49 pontos, prova que encerrará a participação brasileira no dia. Patrícia Pereira e Lídia Cruz vão disputar a final dos 50m peito da classe SB3, e Mariana Gesteira brigará por medalha nos 100m livre S9.
JD1 Notícias
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Campo-grandense é convocado por Bernardinho para Liga das Nações

CBF recorre ao STF para anular afastamento de Ednaldo Rodrigues

Zagueiro do Real Madrid vira réu por envolvimento em vídeo sexual com adolescente

Justiça afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF

Kimi Antonelli homenageia Ayrton Senna com capacete especial em Ímola

Barcelona enfrenta o Espanyol em clássico decisivo pelo título da La Liga; saiba onde assistir

UFMS terá oficina gratuita de futebol de mesa

Jogador é colocado em coma induzido após choque com trave durante partida

CBF promete pagar recompensa para Ancelotti caso vença a Copa do Mundo
