Menu
Menu
Busca quinta, 26 de junho de 2025
Governo Incendios - Jun25
Esportes

Final da Copa do Brasil terá campanha de combate ao racismo

A ação contará com as presenças dos ministros Silvio Almeida (Direitos Humanos e da Cidadania), Anielle Franco (Igualdade Racial) e André Fufuca (Esporte)

24 setembro 2023 - 11h16Tamires Santana com Agência Brasil

Antes da bola rolar na final da Copa do Brasil, disputada entre Flamengo e São Paulo, neste domingo (24), os torcedores presentes no estádio do Morumbi e os que vão acompanhar o jogo pela televisão terão sua atenção voltada para uma campanha para enfrentar o racismo nos campos de futebol. Batizada de Com Racismo Não Tem Jogo, a ação divulgará canal de denúncias para enfrentamento ao racismo no cenário esportivo.

A ação contará com as presenças dos ministros Silvio Almeida (Direitos Humanos e da Cidadania), Anielle Franco (Igualdade Racial) e André Fufuca (Esporte). Na ocasião, haverá a exibição de um balão inflável do Disque 100 – Disque Direitos Humanos, canal pelo qual a população pode fazer denúncias contra a violação de direitos humanos, dentre elas o racismo durante as partidas de futebol.

No centro do gramado do Morumbi, os ministros também entregarão camisetas aos jogadores com mensagem contra o racismo. A campanha faz parte das ações do governo federal para combater o racismo.

“O governo federal está empenhado em promover ações para coibir e reprimir atos de intolerância, discriminação e preconceito racial em arenas esportivas tanto no Brasil quanto no exterior”, disse o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania em nota.

A pasta lembra ainda os episódios de racismo, na Espanha, envolvendo o jogador Vinicius Jr., atacante do Real Madri e convocado para a seleção brasileira. Em maio, Vinicius Jr. foi alvo, mais uma vez, de racismo, durante uma partida do seu time contra o Valencia.

No episódio, torcedores do Valencia chamaram Vinicius de macaco desde a chegada do ônibus no estádio. O comportamento foi repetido ao longo do jogo, fazendo com que a partida fosse interrompida quando o atacante apontou torcedores imitando sons e fazendo gestos de macacos.

Em resposta, o Itamaraty, o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e o Ministério da Igualdade Racial, em conjunto com outras Pastas, divulgaram uma nota convocando as autoridades governamentais e esportivas da Espanha a tomarem providências para punir os autores dos atos e evitar repetições.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Estevão Petrallás
Esportes
Casa do Futebol completa um ano como símbolo da nova era do futebol sul-mato-grossense
Estadual sub-17 já tem data para começar em MS
Esportes
Põe na agenda! Estadual sub-17 começa em agosto em MS
Brasileiro em campo: Fluminense encara o Sundowns pela Copa de Clubes nesta quarta-feira
Esportes
Brasileiro em campo: Fluminense encara o Sundowns pela Copa de Clubes nesta quarta-feira
Neymar, hoje camisa 10 do Santos, segue no Brasil para tentar retornar à Seleção Brasileira
Esportes
Ele fica! Neymar renova com o Santos até dezembro com salário milionário
Time francês é rebaixado à segunda divisão por dívidas de mais de R$ 1 bilhão
Esportes
Time francês é rebaixado à segunda divisão por dívidas de mais de R$ 1 bilhão
Terceira divisão acontece até o dia 29 de junho
Esportes
Jardim recebe 3° divisão de vôlei de MS pelos Jogos Escolares da Juventude
Copa de Clubes tem confronto entre Los Angeles FC e Flamengo nesta terça-feira
Esportes
Copa de Clubes tem confronto entre Los Angeles FC e Flamengo nesta terça-feira
Rüdiger discute com Gustavo Cabral em Real Madrid x Pachuca; o zagueiro alemão fez acusação de racismo
Esportes
Jogador do Pachuca nega acusação de racismo durante jogo contra o Real Madrid
Cesar Ramos, árbitro
Esportes
Veja onde assistir Atlético de Madrid x Botafogo nesta segunda-feira
Jon Jones anuncia aposentadoria do UFC aos 37 anos
Esportes
Jon Jones anuncia aposentadoria do UFC aos 37 anos

Mais Lidas

JD1TV: Tiktoker que denunciava gangues e policiais corruptos é morto ao vivo
Internacional
JD1TV: Tiktoker que denunciava gangues e policiais corruptos é morto ao vivo
João Augusto Borges e sua filha, Sophie Eugênia Borges, de 10 meses, morta por ele
Polícia
JD1TV: Câmeras flagraram assassino queimando os corpos da esposa e da filha de 10 meses
Imagem Ilustrativa
Polícia
AGORA: Traficante morre ao enfrentar o Choque em casa recheada com drogas no Centenário
Pai esfaqueia filha de 7 anos no peito várias vezes após matar esposa durante a madrugada
Polícia
Pai esfaqueia filha de 7 anos no peito várias vezes após matar esposa durante a madrugada