Agnes Keleti, uma das maiores ginastas da história e a medalhista de ouro mais velha em vida, faleceu nesta quinta-feira (2), aos 103 anos, em Budapeste, na Hungria.
A atleta, que acumulava 10 medalhas olímpicas, estava hospitalizada desde o dia 25 de dezembro devido a um grave quadro de pneumonia. O Comitê Olímpico Húngaro foi quem confirmou a morte da esportista.
Nascida em 1921, na capital húngara, Agnes teve sua trajetória marcada pela Segunda Guerra Mundial. De origem judaica, precisou abandonar a equipe nacional de ginástica em 1940 devido às políticas antissemitas da época e se esconder no interior do país para escapar do regime nazista.
Durante o Holocausto, seu pai e outros familiares foram mortos no campo de concentração de Auschwitz, uma tragédia que interrompeu sua carreira durante anos.
Com as Olimpíadas canceladas entre 1940 e 1944 devido à guerra, Keleti só voltou a competir após o conflito. Nos Jogos de Helsinque 1952, conquistou seu primeiro ouro olímpico aos 31 anos, além de uma prata e dois bronzes.
Em Melbourne 1956, consagrou-se ao ganhar quatro medalhas de ouro e duas de prata, tornando-se a ginasta mais velha a vencer uma Olimpíada, aos 35 anos.
Agnes também se destacou por superar os traumas da guerra e pela contribuição ao esporte. Após os Jogos de Melbourne, estabeleceu-se em Israel, onde se casou com um professor de educação física e teve dois filhos. Ela também treinou a Seleção Israelense de ginástica e trabalhou como professora.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Campo-grandense é convocado por Bernardinho para Liga das Nações

CBF recorre ao STF para anular afastamento de Ednaldo Rodrigues

Zagueiro do Real Madrid vira réu por envolvimento em vídeo sexual com adolescente

Justiça afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF

Kimi Antonelli homenageia Ayrton Senna com capacete especial em Ímola

Barcelona enfrenta o Espanyol em clássico decisivo pelo título da La Liga; saiba onde assistir

UFMS terá oficina gratuita de futebol de mesa

Jogador é colocado em coma induzido após choque com trave durante partida

CBF promete pagar recompensa para Ancelotti caso vença a Copa do Mundo
