Durante o sorteio da fase de grupos da Libertadores, realizado nesta segunda-feira (17), o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, fez uma declaração que gerou controvérsias entre torcedores brasileiros e levou a uma retratação oficial.
Em meio a uma fala sobre a importância dos clubes brasileiros na competição, Domínguez comparou a Libertadores sem os times do Brasil a "Tarzan sem Chita", fazendo referência à famosa personagem macaco da série Tarzan.
A declaração foi dada após o episódio de racismo ocorrido no jogo entre Palmeiras e Cerro Porteño, válido pela Libertadores Sub-20.
Durante a partida, o jogador brasileiro Luighi foi alvo de ataques racistas, gerando indignação em todo o futebol brasileiro.
O Cerro Porteño, clube paraguaio responsável pelo incidente, recebeu uma punição considerada branda pela presidente do Palmeiras, Leila Pereira. A equipe foi multada em US$ 50 mil (cerca de R$ 288 mil) e teve de jogar o restante da competição com os portões fechados.
Em resposta à punição aplicada pela Conmebol, Leila Pereira cogitou a possibilidade de um boicote às competições da entidade, o que motivou a declaração de Domínguez.
Após o ocorrido, Domínguez usou as suas redes sociais para se desculpar, esclarecendo que a expressão utilizada é uma frase popular e que não teve a intenção de desqualificar ou menosprezar ninguém.
Em um comunicado oficial, o presidente da Conmebol afirmou: "A CONMEBOL Libertadores é impensável sem a participação de clubes dos 10 países membros. Sempre promovi o respeito e a inclusão no futebol e na sociedade, valores fundamentais para a CONMEBOL."
Além disso, Domínguez reafirmou o compromisso da Conmebol no combate ao racismo e destacou que, embora a entidade tenha tomado medidas contra os casos de discriminação, elas ainda não são suficientes para erradicar o problema.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Verdão derrota o Botafogo e está nas quartas de final do Mundial de Clubes

Brasil encara a Itália pela Ligas das Nações de Vôlei neste sábado

Mundial de Clubes: Jogo entre Boatafogo e Palmeiras será 'adeus' de um brasileiro

Mundial de Clubes define 100% os confrontos das oitavas de final; confira

Cristiano Ronaldo renova com o Al-Nassr com aumento milionário no salário

CBF quer adotar impedimento semiautomático no Brasileirão a partir de 2026

Riedel e Petrallás alinham fortalecimento do futebol em MS

Veja o chaveamento das oitavas de final do Mundial de Clubes

Casa do Futebol completa um ano como símbolo da nova era do futebol sul-mato-grossense
