Menu
Menu
Busca quarta, 24 de abril de 2024
TJMS Abril24
Esportes

Vida de Maguila vai virar filme no estilo '2 Filhos de Francisco'

30 abril 2014 - 11h53Via Uol
O ex-pugilista Maguila, de 55 anos, segue internado em São Paulo, depois de enfrentar um quadro de desidratação que surgiu durante sua luta contra o mal de Alzheimer e a demência pugilística. A luta do sergipano contra a doença é dura, mas há também desafios encorajadores em seu horizonte. O maior deles, já em curso, é a produção de um filme contando toda a trajetória de vida do carismático peso pesado.

A ideia partiu de um antigo amigo de família de Maguila. Josmar Bueno foi um pugilista que criou um laço de amizade com o peso pesado antes de sua fama. Seu filho, Josmar Bueno Junior, acompanhou a carreira do sergipano dos ringues. Mais do que isso, muitas vezes entrou no quadrilátero para comemorar vitórias e foi carregado por Maguila. O garotinho hoje é um profissional de cinema e TV e sugeriu levar a vida do ex-pugilista para as telas. A família abraçou o projeto.

A ideia é que o filme tenha em sua maior parte uma ficção contando a trajetória de Maguila – a exemplo do que se vê em "2 Filhos de Francisco", sobre Zezé Di Camargo e Luciano. Maguila tem sido acompanhado atualmente para compor o restante do material, inclusive em sua presença no enterro de Luciano do Valle, em 20 de abril.

Quando se fala em um filme com enredo de ficção, a primeira pergunta é: e quem viverá Maguila nas telas. A pergunta é complicada. Hoje, o ex-lutador tem a fala prejudicada pelo Alzheimer. Mas, segundo Josmar, seu lado brincalhão segue forte. "A frase dele pra mim sobre isso foi: 'vai ser difícil achar um cabra bonito como eu'", riu Josmar.

"Essa é na verdade uma questão muito delicada. Não é fácil interpretar o Maguila. Independente de ser um ator conhecido ou não, quem for escolhido vai precisar de um preparo muito grande. E o Maguila teve muitas fases, então é possível que possa ter mais de um ator interpretando ele em idades distintas", completou.

"O Maguila é um amigo da família. Durante um tempo nós ficamos um pouco distanciados, porque a vida segue seu caminho. E eu me tornei profissional de cinema, de produção, e há uns três anos surgiu a ideia e começamos a conversar sobre isso", explicou Josmar. Seu pai era amigo próximo e conselheiro de Maguila, e foi pensando nesse contato que teve desde a infância que ele se aproximou do ex-lutador e Irani Pinheiro, sua mulher, com o projeto.

Josmar começou mais seriamente a trabalhar no filme há seis meses. Maguila ajuda até no roteiro e acompanha – e é acompanhado – passo a passo no projeto. Agora, o momento é de produzir o material que será usado na fase de captação de recursos. O mentor da cinebiografia tem como sua previsão mais otimista conseguir finalizar e lançar o filme até as Olimpíadas de 2016.

"O legal é que temos facetas e coisas do Maguila que as pessoas não conhecem. Como convivi nos bastidores e tive contato com todo mundo em torno, temos muitas histórias para contar que as pessoas nem imaginam. São histórias que vão tocar as pessoas", promete o idealizador do filme.

Maguila segue internado desde a sexta-feira na Santa Casa de Misericórdia em São Paulo, sem previsão de alta. Ele está sendo alimentado com sonda, já que o mal de Alzheimer trouxe problemas para sua deglutição. O ex-lutador foi diagnosticado com a doença degenerativa em 2010 e já esteve internado em outras ocasiões.

Idealizador do filme pede ajuda dos fãs
Josmar criou uma fanpage no Facebook em que dá informações sobre o estado de saúde do ex-lutador de boxe. Além disso, ele começou uma campanha pedindo fotos e vídeos de fãs de Maguila mandando abraços para ele. "O Maguila é muito sensível a isso, o carinho dos fãs é muito importante para ele", explicou.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

John Kennedy
Esportes
John Kennedy e mais três são suspensos por indisciplina
Boxeador aposta em si mesmo
Esportes
Pode isso? Nos EUA, boxeador aposta em si mesmo e leva "bolada" de dinheiro
Corrida do Pantanal
Esportes
Fique atento! Inscritos na Corrida do Pantanal podem alterar dados até 17 de abril
Taça da Conmebol Libertadores
Esportes
Terceira rodada da Libertadores tem jogo do Grêmio e do Atlético-MG nesta terça
Taça da Copa do Brasil
Esportes
CBF define datas dos confrontos da Copa do Brasil; confira o calendário
Tite foi atingido por cuspe de um torcedor
Esportes
Palmeiras descobre identidade do torcedor que cuspiu em Tite no último jogo
Arsenal x Chelsea
Esportes
Dia de dérbi inglês: Arsenal enfrenta o Chelsea em casa
Ambos os times garantem vaga na Copa do Brasil
Esportes
Operário vence DAC Dourados e leva taça do Campeonato Sul-Mato-Grossense
Viviane Lyra e Caio Bonfim
Esportes
Dupla brasileira se classifica para as Olimpíadas no revezamento misto
Max Verstappen
Esportes
Max Verstappen vence o GP da China pela primeira vez

Mais Lidas

AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Polícia
AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Capitão Leonardo Mense partiu durante a noite de sábado (21)
Polícia
'Imenso legado': Capitão Mense é homenageado por autoridades e instituições de MS
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
MPMS investiga fraude em concurso da prefeitura de Sonora e recomenda suspensão
"Eu não tenho dúvida que o Beto Pereira terá capacidade, se eleito for, de fazer as grandes transformações e reformas que Campo Grande precisa", enfatiza ex-governador.
Política
JD1TV: Reinaldo diz que problemas locais "pesarão mais" que Bolsonaro