Menu
Busca segunda, 21 de setembro de 2020
(67) 99647-9098
Aguas - super banner
Esportes

Vida de Maguila vai virar filme no estilo '2 Filhos de Francisco'

30 abril 2014 - 11h53Via Uol
O ex-pugilista Maguila, de 55 anos, segue internado em São Paulo, depois de enfrentar um quadro de desidratação que surgiu durante sua luta contra o mal de Alzheimer e a demência pugilística. A luta do sergipano contra a doença é dura, mas há também desafios encorajadores em seu horizonte. O maior deles, já em curso, é a produção de um filme contando toda a trajetória de vida do carismático peso pesado.

A ideia partiu de um antigo amigo de família de Maguila. Josmar Bueno foi um pugilista que criou um laço de amizade com o peso pesado antes de sua fama. Seu filho, Josmar Bueno Junior, acompanhou a carreira do sergipano dos ringues. Mais do que isso, muitas vezes entrou no quadrilátero para comemorar vitórias e foi carregado por Maguila. O garotinho hoje é um profissional de cinema e TV e sugeriu levar a vida do ex-pugilista para as telas. A família abraçou o projeto.

A ideia é que o filme tenha em sua maior parte uma ficção contando a trajetória de Maguila – a exemplo do que se vê em "2 Filhos de Francisco", sobre Zezé Di Camargo e Luciano. Maguila tem sido acompanhado atualmente para compor o restante do material, inclusive em sua presença no enterro de Luciano do Valle, em 20 de abril.

Quando se fala em um filme com enredo de ficção, a primeira pergunta é: e quem viverá Maguila nas telas. A pergunta é complicada. Hoje, o ex-lutador tem a fala prejudicada pelo Alzheimer. Mas, segundo Josmar, seu lado brincalhão segue forte. "A frase dele pra mim sobre isso foi: 'vai ser difícil achar um cabra bonito como eu'", riu Josmar.

"Essa é na verdade uma questão muito delicada. Não é fácil interpretar o Maguila. Independente de ser um ator conhecido ou não, quem for escolhido vai precisar de um preparo muito grande. E o Maguila teve muitas fases, então é possível que possa ter mais de um ator interpretando ele em idades distintas", completou.

"O Maguila é um amigo da família. Durante um tempo nós ficamos um pouco distanciados, porque a vida segue seu caminho. E eu me tornei profissional de cinema, de produção, e há uns três anos surgiu a ideia e começamos a conversar sobre isso", explicou Josmar. Seu pai era amigo próximo e conselheiro de Maguila, e foi pensando nesse contato que teve desde a infância que ele se aproximou do ex-lutador e Irani Pinheiro, sua mulher, com o projeto.

Josmar começou mais seriamente a trabalhar no filme há seis meses. Maguila ajuda até no roteiro e acompanha – e é acompanhado – passo a passo no projeto. Agora, o momento é de produzir o material que será usado na fase de captação de recursos. O mentor da cinebiografia tem como sua previsão mais otimista conseguir finalizar e lançar o filme até as Olimpíadas de 2016.

"O legal é que temos facetas e coisas do Maguila que as pessoas não conhecem. Como convivi nos bastidores e tive contato com todo mundo em torno, temos muitas histórias para contar que as pessoas nem imaginam. São histórias que vão tocar as pessoas", promete o idealizador do filme.

Maguila segue internado desde a sexta-feira na Santa Casa de Misericórdia em São Paulo, sem previsão de alta. Ele está sendo alimentado com sonda, já que o mal de Alzheimer trouxe problemas para sua deglutição. O ex-lutador foi diagnosticado com a doença degenerativa em 2010 e já esteve internado em outras ocasiões.

Idealizador do filme pede ajuda dos fãs
Josmar criou uma fanpage no Facebook em que dá informações sobre o estado de saúde do ex-lutador de boxe. Além disso, ele começou uma campanha pedindo fotos e vídeos de fãs de Maguila mandando abraços para ele. "O Maguila é muito sensível a isso, o carinho dos fãs é muito importante para ele", explicou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esportes
Covid-19: com seis infectados, Flamengo encara Barcelona-EQU nesta terça
Esportes
Com uma novidade de Tite em convocação para início das Eliminatórias
Esportes
Em emendas parlamentares, esporte de MS recebe R$ 1,64 milhão
Esportes
Vídeo: Corinthians é recebido com protesto pela torcida no aeroporto
Esportes
Vídeo - Neymar é expulso por dar tapa em jogador que o chamou de "macaco"
Esportes
Projeto Amigos do Parque volta neste final de semana
Esportes
Moreninha lll ganhará pista de skate e quadra de areia
Esportes
Messi se reapresenta ao Barcelona após tentativa frustrada de saída
Esportes
São Paulo e Fluminense se enfrentam pelo Brasileirão neste domingo
Esportes
Brasileirão deste sábado tem Flamengo, Corinthians e Santos

Mais Lidas

Geral
"O corpo é o de menos”, diz jovem no Dia Nacional da Luta PCD
Geral
“Só sintomas leves”, diz Reinaldo ao JD1
Internacional
Vídeo: Mulher dança reggaeton sobre caixão do namorado
Vídeos
Vídeo: Pedagoga leva soco durante abordagem policial racista