As nomeações serão oficializadas no próximo consistório, em 22 de fevereiro. Desse total, 16 cardeais farão parte do colégio de eleitores. O papa Francisco também nomeou cardeais três arcebispos com mais de 80 anos, que não terão direito de voto num eventual conclave por causa da idade.
A lista inclui responsáveis da Cúria Romana e de várias dioceses, vindos de 15 países, dos quais nove de países em desenvolvimento. Entre os novos cardeais, estão quatro italianos, incluindo o novo secretário de Estado, o italiano Pietro Parolin, e mais dois europeus, um alemão e um britânico.
Além de dom Orani, quatro são latino-americanos: os arcebispos de Buenos Aires (Argentina), Manágua (Nicarágua), Santiago (Chile) e de Les Cayes (Haiti). Foram ainda nomeados cardeais um canadense, dois africanos (Costa do Marfim e Burkina Faso) e dois asiáticos (Coreia do Sul e Filipinas).
Com 63 anos, dom Orani Tempesta é filho caçula de uma família descendente de italianos e nasceu em São José do Rio Pardo (SP). Ordenado padre em 1974, tornou-se bispo de São José do Rio Preto (SP) em 1997 e foi nomeado arcebispo de Belém em 2004. Em 2009, foi escolhido pelo então papa Bento XVI como arcebispo do Rio de Janeiro, onde assumiu a condução da Jornada Mundial da Juventude, em julho do ano passado.
Com a nomeação de dom Orani, sobe para dez o total de cardeais brasileiros. Dos atuais brasileiros com cargo de cardeal, apenas quatro têm direito a voto, por terem menos de 80 anos. O arcebispo do Rio será o quinto brasileiro que poderá votar no Colégio Cardinalício.Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Geral
Corpo de Preta Gil será velado no Rio com cortejo em trio elétrico

Geral
Adolescente morre internado após comer bolinho de mandioca envenenado

Justiça
Judiciário precisa julgar 28 mil processos de improbidade até outubro

Justiça
TJ mantém preso em regime federal acusado de liderar facção em MS

Geral
CIJUS realiza atendimento prioritário a eleitores com deficiência nesta semana

Justiça
TJ confirma júri popular e mantém prisão de acusado de matar companheira atropelada

Geral
Serviços do 'MS Em Ação' serão levados a aldeia Alves de Barros em Porto Murtinho

Cidade
Curso gratuito de corte e costura está com inscrições abertas na Capital

Justiça
MPF recorre ao STF e STJ para obrigar Facebook a combater conteúdo misógino no Brasil

Interior