Micro e pequenas indústrias de Mato Grosso do Sul ainda podem se inscrever no Programa Brasil Mais Produtivo para receber consultorias gratuitas. Até o momento, 44 empresas se inscrevem no Estado, o que representa mais da metade (68%) da meta estabelecida. Há ainda a possibilidade de inscrição de médias indústrias.
No país, já são 4 mil micro e pequenas indústrias cadastradas. O número representa 69% da meta deste ano. Até 2027, serão 30 mil empresas de micro e pequeno portes atendidos por consultores especializados em manufatura enxuta e eficiência energética.
A meta para este ano é de 5 mil micro e pequenas empresas para o atendimento pelos consultores. Até 2027, serão 30 mil. Para participar, os empresários devem se cadastrar na Plataforma de Produtividade e escolher as consultorias na modalidade “Otimização de processos industriais”.
O Brasil Mais Produtivo é o maior e mais abrangente programa de apoio à produtividade e à transformação digital dos negócios no país.
Para receber as consultorias é preciso registrar interesse e aguardar o contato do Senai e do Sebrae, que vão contar com mais de 1000 consultores para atender a demanda em todo o território nacional. As empresas podem solicitar só uma ou as duas consultorias e definir qual é a prioridade.
Para esse serviço, Senai e Sebrae desenvolveram um diagnóstico que identifica os gargalos e as melhorias a serem implementadas na gestão e na produção para reduzir custos e melhorar a produtividade na indústria. O serviço inclui ainda formação profissional para os funcionários da empresa, um modelo inédito que combina o atendimento dos consultores com a o aperfeiçoamento profissional dos trabalhadores para que eles deem continuidade às ações e aos ganhos obtidos com a consultoria.
“Esse é um programa construído a muitas mãos. Junto ao Sebrae, desenvolvemos uma metodologia que de fato tem condição de transformar a pequena e a média indústria ao envolver melhorias na gestão e na produção, o lean manufacturing, eficiência energética e a requalificação profissional aos empregados da indústria, o que pereniza o conhecimento repassado pelo consultor", afirmou o diretor-geral do Senai, Gustavo Leal.
As consultorias de eficiência energética preveem eliminar desperdícios no chão de fábrica, com ao menos 10% de redução de consumo de energia, o que também contribui para a diminuição de emissão de CO2 e uma indústria mais limpa. Em visita presencial, o consultor do SENAI identifica, em um ou mais usos finais (ex. sistemas de refrigeração, motores, iluminação), as maiores oportunidades de economia de energia e apresenta à empresa um plano com as ações sugeridas e resultados esperados. O foco são ações de baixo ou nenhum investimento por parte da empresa, que deve se comprometer em realizá-las durante a consultoria, que se encerra com a medição e comprovação do resultado de economia energética.
Já a consultoria de manufatura enxuta, ou lean manufacturing, prevê a eliminação de desperdícios de produção no chão de fábrica, com aumento esperado de ao menos 20% da produtividade de processo, contribuindo para uma indústria mais competitiva. O consultor do SENAI, em visitas presenciais e regulares à indústria, identifica um processo crítico e com maior potencial de melhoria para implementação e medição de resultados.
JD1 Notícias
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Bora apostar? Mega-Sena sorteia R$ 25 milhões nesta terça-feira

Acusado de matar em bar do Santa Luzia é absolvido pelo júri em Campo Grande

Programa Proleite será lançado nesta semana para elevar a produção leiteira em MS

Justiça multa prefeito de Antônio João por evento de Páscoa em ano eleitoral

Justiça mantém ação contra empresário acusado de fraude em licitação

Moradores se revoltam com pichações recorrentes na Orla Morena

Licenciamento de software para o MPMS tem custo de R$ 3,9 milhões

Acusado de matar homem após confusão em bar na Capital é julgado

Prefeitura de Selvíria deve apresentar estudos sobre terceirização da saúde, diz MP
