O economista Geraldo Melo Filho, do agronegócio, será o novo presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), assumindo a função do general João Carlos Jesus Corrêa. A mudança foi publicada na edição desta quinta-feira (17) do Diário Oficial da União.
O novo presidente do órgão era, até então, secretário-adjunto de Relacionamento Externo da Casa Civil. Foi, até agosto deste ano, diretor técnico da Associação de Criadores de Guzerá e superintendente da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA). O seu pai, Geraldo Melo, principal figura política do PSDB no Rio Grande do Norte, era dono da usina de açúcar São Francisco.
A demissão de Corrêa já havia sido anunciada após o secretário especial de Assuntos Fundiários, Nabhan Garcia, ter reclamado de “falhas no trabalho do Incra”, o que expôs uma crise entre o secretário, a ala militar do governo e o próprio Ministério da Agricultura.
Corrêa, ao se despedir do cargo em mensagem enviada a um núcleo restrito de servidores do Incra, disse que se tornara uma “pedra no sapato” por contrariar interesses e até mesmo por atacar “verdadeiras organizações criminosas”.
O Incra é responsável por executar a reforma agrária e o ordenamento fundiário nacional. Desde o início do governo Bolsonaro, o órgão é subordinado ao Ministério da Agricultura. Antes, o instituto era vinculado à Casa Civil.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Natal chega aos corredores do Humap com visita do Papai Noel

Sesc Teatro Prosa promove programação infantil gratuita nas férias

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas


Geraldo Melo entra no lugar do general João Carlos Jesus Corrêa, desgastado após desavença com secretário Fundiário, Nabhan Garcia (Reprodução/Internet)



