Menu
Menu
Busca quinta, 01 de maio de 2025
Geral

Em 2024 o Detran-MS emitiu 294.267 CNHs em Mato Grosso do Sul

Deste total, 15% ou 38,8 mil são habilitações provisórias

07 janeiro 2025 - 09h11Brenda Assis

Em 2024 o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) emitiu 294.267 CNHs (Carteira Nacional de Habilitação), das quais 15% ou 38,8 mil são CNHs provisórias. A Permissão para Dirigir (PPD) é o documento que permite ao condutor recém-habilitado dirigir veículos automotores, por um período de 12 meses.

O Diretor de Habilitação, Luiz Fernando Ferreira, orienta que o condutor deve utilizar o documento com responsabilidade. "Embora tenha o mesmo modelo da CNH, a Permissão para Dirigir é uma licença provisória, com validade de 12 meses, sendo que nesse período, o condutor ainda está em uma fase de observação de seu comportamento no trânsito. Ao final desse período, para receber a CNH Definitiva, o condutor não poderá ter cometido nenhuma infração classificada como grave ou gravíssima e nem ter reincidência em infrações médias”.

Conforme o Art. 148, parágrafos 3° e 4° do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) caso esse condutor tenha cometido infração grave, gravíssima ou reincidência em infração média, ele deverá reiniciar todo o processo de habilitação, incluindo cursos e exames.  

A (PPD) antecede a CNH definitiva que desde 2021 é emitida com validade de 10 anos para pessoas com idades até 49 anos. 

Exames - O Detran-MS por meio da Diretoria de Habilitação (Dirhab), realizou 131.561 exames práticos ao longo do ano. Com a demanda represada dos processos de primeira habilitação iniciados entre os anos de 2019 a 2023 e vigentes até o último dia do ano, os períodos de maior demanda foram os últimos meses do ano com 12,1 mil, 13,8 mil e 16 mil exames aplicados em outubro, novembro e dezembro, respectivamente. 

No período de doze meses também foram realizados 282,6 mil exames médicos, e 102,1 exames psicológicos em todo Estado. Foram registrados 79,5 mil exames teóricos. 

EAR - Ao longo do ano também foi registrado um aumento na busca pelo EAR (Exerce Atividade Remunerada) na CNH. De acordo com a Gerência de Exames de Habilitação, de 212,1 mil renovações realizadas, 18% fizeram a inclusão de EAR no documento, cerca de 2,8 mil a mais que em 2023. 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Hotel Ritta Höppner, em Gramado, no Rio Grande do Sul
Geral
Hotel brasileiro entra na lista dos 25 melhores do mundo; confira
Renato Marcílio, diretor-presidente da Sanesul, ao lado do paratleta Yeltsin Jacques
Geral
Sanesul anuncia patrocínio ao paratleta olímpico Yeltsin Jacques
Freira Inah Canabarro Lucas, brasileira que ocupou a posição de mulher mais velha do mundo
Geral
Morre a freira Inah Canabarro Lucas, brasileira que era a mulher mais velha do mundo
Magali usa uma coleira roxa, além de ser microchipada
Geral
Viu a Magali? Dona procura por gatinha desaparecida na Capital e oferece recompensa
Cartão do Bolsa Família
Geral
Confira o calendário de pagamentos do Bolsa Família em maio
Já comprou? Catedral inicia venda do bolo de Santo Antônio
Geral
Já comprou? Catedral inicia venda do bolo de Santo Antônio
Detentos são condenados a mais de 35 anos por matar colega em presídio da Capital
Justiça
Detentos são condenados a mais de 35 anos por matar colega em presídio da Capital
Ueverton da Silva Macedo, o "Frescura" -
Justiça
Decisão do STJ mantém 'Frescura' preso, suspeito de corrupção em Sidrolândia
Réu por corrupção em Sidrolândia segue com tornozeleira, decide TJ
Interior
Réu por corrupção em Sidrolândia segue com tornozeleira, decide TJ
Sérgio Longen e os senadores, Tereza Cristina, Vanderlan Cardoso e Efraim Filho
Geral
Longen vai ao Senado propor alterações em lei para proteger os incentivos fiscais

Mais Lidas

Aos prantos, familiar chora no local de confronto entre PM e criminosos no Iracy Coelho
Polícia
Aos prantos, familiar chora no local de confronto entre PM e criminosos no Iracy Coelho
Motociclista não resistiu ao acidente
Polícia
JD1TV: Motoentregador bate em carro, cai e morre atropelado na Joaquim Murtinho
Acidente provocou lentidão no trânsito
Polícia
JD1TV AGORA: Desgovernado, ônibus de viagem invade Café Mostarda
Rafael morreu atropelado por um ônibus
Polícia
Bombeiros tentaram reanimar motociclista após acidente na Joaquim Murtinho