A Expogrande 2012 ainda passa por momentos de sufoco. Sem uma decisão favorável até o momento, Francisco Maia, o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), organizadora do evento, vai marcar uma entrevista coletiva na próxima quinta-feira (8) para anunciar o cancelamento da feira em Campo Grande. O principal motivo seria a Lei do Silêncio, que impede a realização de shows no Parque de Exposições.
Até depois de amanhã, a Acrissul tem duas frentes. Na Justiça, a associação vai recorrer da decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ/MS), que no último dia 28 de fevereiro derrubou a liminar que liberava os shows. A decisão foi do desembargador Sidnei Soncine Pimentel. Para o magistrado, a realização das apresentações vai contra Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual (MPE), que permitia shows somente no ano passado. Em contrapartida, a Acrissul protocolou na prefeitura de Campo Grande o projeto sonoro para a realização dos shows.
Conforme Maia, o projeto segue o mesmo padrão que permite realizar show no Jockey Club. Se obtiver a licença ambiental, a direção atende à exigência do Ministério Público. A 74ª edição da feira está prevista para ocorrer entre 12 e 22 de abril.
Motivo
Segundo Maia, a decisão de estabelecer a quinta-feira como data-limite atende solicitação da Associação das Raças. Depois desta data, não há tempo hábil para realizar os julgamentos e leilões de animais. A parte musical também foi afetada, porque não há como confirmar o dia dos shows com os artistas. A feira só não foi realizada em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial.
O MPE exige itens como barramento acústico, ligações de esgoto, banheiros modernos, e tratamento de dejetos em separado (da exposição de animais). A prefeitura já concedeu licença ambiental para a parte agropecuária da feira, que movimentou R$ 155 milhões na última edição. Com a Lei do Silêncio, aprovada no ano passado, foi proibida a realização de shows no Parque de Exposições Laucídio Coelho. Em 2011, o acordo com o MPE definiu critérios para a realização dos shows, como o horário de término às 23h.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte


Show em edição passada da Expogrande 



