Depois que a barragem do Condomínio Nasa Park, às margens da BR-163 se rompeu na manhã de terça-feira (20), várias propriedades ao longo da rodovia entre Campo Grande e Jaraguari foram atingidas pela água e barro que se formou.
Do lado esquerdo da via, o caseiro de uma chácara nas redondezas, Adelino Cabrera de 58 anos, perdeu desde os documentos, até sua moto e animais que cuidava. Ele também era responsável por tratar dos tanques que tinham mais de 8 mil peixes que foram levados pela água. “Larguei tudo e foi tudo embora. Escutei um barulho que parecia que vinha alguma coisa acabando tudo, um avião caindo, quando olhei aquele monte de água vindo”.
O proprietário do local, Luiz Nélio dos Santos de 64 anos mora há 4 anos próximo a barragem, apontou a falta de informação sobre a situação da represa. “Não avisaram, faltou comunicação deles, se já está com problema há dias, eles tinham que acionar uma pessoa para alertar os vizinhos aqui na beira do rio. Não sei como não aconteceu morte de gente, porque aconteceu de surpresa. Se tivessem comunicado, a gente estava prevenido e tinha tirado nossas coisas”.
Rogério Pedroso dos Santos de 48 anos que nasceu na região conta que situação parecia inacreditável e prejuízo passa dos R$ 30 mil. “Entrou água no motor do meu caminhão. A gente nunca acredita que vai acontecer com a gente”. Morador ainda revelou que muitas famílias estão sem água potável.
Criada um uma residência na beira do rio há 34 anos, Gabrielle do Prado Lopes comentou que a barragem é alvo de denúncia desde 1996. "É um descaso, tudo que meu pai e minha mãe construíram se perdeu em questão de segundos por irresponsabilidade de órgãos fiscais".
Na propriedade de Loyani Feliciano de 42 anos o prejuízo é de cerca de R$ 300 mil em maquinários que fabricam máquinas de produção de ração. Um dos funcionários, Ovando que mora no local,até tentou salvar alguns pertences. “Tentei entrar, mas quase morri lá dentro, subiu água quase altura da cintura, foi rápido”
Ele conta o que viu quando a represa estourou:
Recuperação
O prefeito de Jaraguari, Edson Rodrigues junto com a Defesa Civil estão visitando residências desde a noite dessa terça-feira (20), fazendo levantamento do que foi perdido pelos moradores para possíveis indenizações e recuperação de danos ambientais.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte

Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"

Força Tática prende traficante ligado à boca do "Escamoso" na região norte de Campo Grande

3º Leilão 'Direito de Viver' arrecada recursos para Hospital de Amor e movimenta Campo Grande


Imagem de Nossa Senhora Aparecida é recuperada em meio a lama (Foto: Brenda Assis/JD1)




