A Receita Federal emitiu um alerta para os MEIs (Microempreendedores Individuais) sobre a existência de sites falsos que dizem gerar o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) - guia que os MEIs precisam pagar todo dia 20, para garantir seus benefícios previdenciários e ficar em dia com os impostos.
O documento pode ser emitido diretamente no Portal do Simples Nacional, por meio do Programa Gerador do DASMEI, ou pelo App MEI.
No entanto, segundo a Receita Federal, golpistas têm utilizado sites fraudulentos para direcionar os usuários para falsos programas geradores de documentos, causando prejuízos financeiros.
Diante disso, o órgão orienta que os MEIs fiquem atentos ao endereço eletrônico do canal, que deve sempre conter o domínio receita.fazenda.gov.br no link. Veja abaixo:
Link correto:
https://www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional/aplicacoes/atspo/pgmei.app/identificacao
Exemplos de sites fraudulentos:
consulta-pagamento.pgmei.site
www8-receita-fazenda-gov-br.codews
Os empreendedores também podem utilizar os canais de atendimento oficiais da Receita Federal para esclarecer dúvidas e confirmar a autenticidade dos serviços, além de denunciar suspeitas de fraude.
O órgão disse ainda que está "tomando as medidas cabíveis para investigar e coibir a disseminação desses sites fraudulentos, a fim de proteger os cidadãos e coibir essas práticas criminosas".
Mais golpes envolvendo MEIs
Além de sites fraudulentos para a geração do DAS, outro golpe comum contra pequenos negócios no Brasil envolve a criação de páginas falsas para a abertura do MEI.
Por meio delas, os usuários são induzidos a acreditar que precisam pagar uma taxa para se formalizar como Microempreendedores Individuais. No entanto, o serviço é totalmente gratuito.
JD1 Notícias
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

JD1TV: Vereadores de Glória de Dourados sofrem acidente com carro oficial na Capital

Por assassinato a facadas no Lageado, homem é condenado a 8 anos de prisão

Fiems terá espaço dedicado na Expogrande 2025

Ex-prefeito de Ladário é condenado e fica inelegível por abuso de poder

JD1TV: Passageiro filma momento que avião sai da pista durante pouso

Bioparque realiza processo seletivo para contratações de profissionais

Após gasto de R$ 400 mil em campanha, Trutis tem contas aprovadas

Mega-Sena acumula e vai sortear prêmio de R$ 51 milhões no próximo sorteio

MP investiga condições de atendimento obstétrico e neonatal no HU em Dourados
