Os ministros do Planejamento, Meio Ambiente e da Integração e Desenvolvimento Regional, estiveram em Corumbá acompanhando o andamento das ações de combate aos incêndios do bioma em Mato Grosso do Sul.
Foram atualizados os dados dos focos de calor e combate às chamas. De acordo com o relatório apresentado pelo Governo, até o dia 14 de julho 55 incêndios se propagaram pelo Pantanal, dos quais 31 foram extintos, e 24 estão ativos, sendo que 22 já controlados, ou seja, há mais de dez das sem visualização de foco.
A ministra do Planejamento, Simone Tebet destacou que ações ocorrem no momento certo. “Quero destacar primeiro a determinação do presidente Lula no compromisso com a questão ambiental e sustentabilidade. Nós não chegamos tarde, estamos nesse processo de combate ao fogo no Pantanal desde o ano passado, já trabalhamos desde de setembro com um grupo de trabalho que a atua nas ações”.
Já Marina Silva destacou que mesmo após a extinção do incêndio as ações, devem continuar. “Vamos manter nossas equipes mobilizadas, por isso o recurso extraordinário foi aprovado, mesmo agora com 56 % dos incêndios extintos, já estamos com um processo de 4% dos que devem ser controlados”.
Ainda segundo a ministra, o presidente Lula avalia um plano para que o decreto de emergência em todos os municípios suscetíveis a mudança do clima.
O governador Eduardo Riedel destacou as ações conjuntas que tratam sobre a recontratação rápida de equipe, apoio de aeronave estrangeiras e recursos liberados pela União. "Aqui no MS nós vamos agir em conjunto com o Governo Federal e com os municípios. Nós somos um estado próspero, inclusivo e digital que preza a inserção da tecnologia como forma de aumentar e melhorar a eficiência do uso de recurso é que o que a gente está fazendo aqui".
Riedel ainda esclareceu que as investigações sobre os focos de incêndios que possam ter se originado em propriedades privadas continuam em andamento e atualmente 11 inquéritos policias estudam o caso com peritos da Polícia Federal e IBAMA.
Assista:
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Funtrab oferta mais de 800 vagas de emprego para Campo Grande

JD1TV: Influenciador desmaia ao tentar levantar 225 quilos na academia

Bora apostar? Mega-Sena sorteia R$ 25 milhões nesta terça-feira

Acusado de matar em bar do Santa Luzia é absolvido pelo júri em Campo Grande

Programa Proleite será lançado nesta semana para elevar a produção leiteira em MS

Justiça multa prefeito de Antônio João por evento de Páscoa em ano eleitoral

Justiça mantém ação contra empresário acusado de fraude em licitação

Moradores se revoltam com pichações recorrentes na Orla Morena

Licenciamento de software para o MPMS tem custo de R$ 3,9 milhões
