Menu
Menu
Busca sábado, 04 de maio de 2024
Governo Dengue Maio24
Geral

PM abre processo contra tenente envolvido em assédio na Rússia

19 junho 2018 - 16h28Agência Brasil

Após a repercussão negativa alcançada pelo vídeo em que um grupo de brasileiros é filmado assediando uma mulher durante as comemorações da Copa do Mundo, a Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC), decidiu instaurar processo administrativo disciplinar contra um tenente reconhecido entre os torcedores brasileiros.

De acordo com a PM, o oficial filmado desrespeitando a mulher não identificada trabalha em Lages (SC) e está de férias. Em nota, a instituição afirma não respaldar o comportamento do grupo de turistas, sobretudo quando tais atos são praticados por um militar.

“Este tipo de atitude é incompatível com a profissão e o decoro da classe, previsto no Regulamento Disciplinar e no Estatuto da PMSC, independentemente de [o militar] estar em período de férias, folga ou qualquer outra situação de afastamento”, sustenta a corporação, garantindo que, assim que retornar ao trabalho, o tenente deverá responder por sua atitude.

No vídeo, um grupo de homens vestindo a camisa da seleção brasileira aparece ao lado de uma mulher não identificada que passa a impressão de não compreender o sentido sexista das frases que o grupo grita, em coro e em português.

OAB 

Um segundo torcedor filmado foi identificado como sendo um advogado de Pernambuco. Em nota pública em que classifica o episódio como lamentável, a seccional estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) repudia “veementemente” o conteúdo do vídeo que circulou nas redes sociais, chegando a ser veiculado pela imprensa de outros países.

“A preconceituosa atitude é causa de vergonha para todos nós, brasileiros, e vai na contramão do atual contexto de luta contra a desigualdade de gênero, em que cada dia mais as instituições públicas e privadas estão em busca de soluções conjuntas para que nenhuma mulher sofra qualquer tipo de violência ou discriminação pelo fato de ser mulher”, sustenta a entidade.

A OAB lembra que,  segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), uma em cada três mulheres é ou será vítima de violência de gênero no mundo, sendo o Brasil o quinto país no ranking mundial de violência contra as mulheres.

“As estatísticas são alarmantes e nos levam a uma profunda reflexão sobre a necessidade de uma mudança urgente da cultura machista e patriarcalista em que nossa sociedade ainda está, infelizmente, inserida”, acrescentam os autores da nota.

Diante da dificuldade de contatar o tenente e o advogado, e como, até o momento, nem todos os brasileiros filmados foram identificados, a Agência Brasil optou por não divulgar os nomes dos envolvidos.

Repercussões

Mais cedo, o Ministério do Turismo já tinha condenado a atitude do grupo de brasileiros, afirmando que o machismo e a misoginia não são aceitáveis sob nenhum aspecto, muito menos em um evento como a Copa do Mundo, realizado, segundo a pasta, para “promover a integração entre povos e culturas do mundo todo”.

Além disso, a embaixada brasileira na Rússia informou ter recebido, pela internet, manifestações informais de brasileiros repudiando o comportamento dos torcedores. A embaixada brasileira na Rússia recomendou aos torcedores que mantenham comportamento cordial e respeitoso. 

O Itamaraty, por sua vez, lembrou que divulgou uma cartilha elaborada junto com o Ministério do Esporte. Disponível na internet, o guia contém recomendações contra possíveis atos que possam insultar ou humilhar outras pessoas em razão de gênero, raça, etnia, origem social, religião ou orientação sexual.

A cartilha alerta para o fato de que, na Rússia, qualquer comportamento interpretado como assédio sexual pode ser punido com multa ou prisão de até um ano. Segundo o documento, caso cometam alguma conduta considerada grave, como violência ou comportamento desrespeitosos, os infratores responderão às autoridades policiais russas, ficando sujeitas a serem banidas dos estádios, multa ou prisão.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região
Geral
Tribunal Regional do Trabalho abre seleção para estagiários; veja quais cursos
Riedel lançou programa 'MS Ativo Municipalismo'
Geral
MS Municipalismo: municípios têm até o dia 10 de maio para aderirem ao programa
Sérgio Cruz é empossado como novo imortal na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras
Geral
Sérgio Cruz é empossado como novo imortal na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras
Bebê é resgatado de helicóptero pelo telhado de casa em Bom Retiro do Sul
Geral
JD1TV: Bebê é resgatado de helicóptero por telhado de casa durante enchente no RS
Bilhete da Mega-Sena
Geral
Bora na fezinha? Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 28 milhões neste sábado
Juiz Aluízio Pereira dos Santos -
Justiça
Juiz Aluízio Santos mandou prender acusado de matar a esposa atropelada com carro
Versão digital da Carteira de Identidade Nacional (CIN) -
Brasil
Nova identidade digital causa 'dor de cabeça' aos cidadãos de Campo Grande
Lewandowski autoriza o envio de 100 agentes da Força Nacional ao RS
Geral
Lewandowski autoriza o envio de 100 agentes da Força Nacional ao RS
A interdição terá início às 17h de sábado (4) e se estenderá até às 12h de domingo (5)
Geral
Obra interdita ponte sobre rio Paraguai durante o final de semana; confira
JD1TV: Adolescentes dão 'tibum' em fonte da Praça Ary Coelho
Geral
JD1TV: Adolescentes dão 'tibum' em fonte da Praça Ary Coelho

Mais Lidas

Cascavel é flagrada em rua da Capital
Cidade
Que susto! Cascavel assusta moradores no bairro Santa Mônica em Campo Grande
Luan Santana fará show em Campo Grande em agosto
Comportamento
Mais caro que Rock in Rio e Lollapalooza, valor do show do 'gurizinho' gera revolta
AGORA: Corpo de homem desaparecido há cinco dias é encontrado na Gury Marques
Polícia
AGORA: Corpo de homem desaparecido há cinco dias é encontrado na Gury Marques
Viaduto que dá acesso ao Jardim Veraneio na BR-163 começa a ser construído
Geral
Viaduto que dá acesso ao Jardim Veraneio na BR-163 começa a ser construído