O convênio firmado entre o Sebrae/MS e o Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul (MPE-MS) visa mapear empreendedores locais com potencial para tornarem-se fornecedores em editais de licitação lançados pelo órgão, além de capacitar os empresários para que cumpram os requisitos necessários e participem dos processos.
O termo de cooperação técnica foi assinado na segunda-feira (7), pelo procurador-geral de Justiça de Mato Grosso do Sul, Romão Avila Milhan Junior, e pela diretoria executiva do Sebrae/MS composta pelo diretor-superintendente, Claudio Mendonça; pela diretora-técnica, Sandra Amarilha; e pelo diretor de Operações, Tito Estanqueiro.
O convênio terá vigência de dois anos e é focado em criar um ambiente favorável à divulgação das oportunidades de compras e contratações de serviços ofertadas pelo MPE para os pequenos negócios presentes nos municípios de MS onde estão localizadas as 55 comarcas do órgão.
O trabalho conjunto entre as instituições busca abrir um novo mercado para os empresários. “Estamos levando oportunidade para que os pequenos negócios possam se tornar fornecedores do Ministério Público, não só em Campo Grande, mas também em todo o Estado. Isso mostra a importância que o órgão está dando para adquirir produtos e contratar serviços localmente, valorizando o empresário lá na ponta para que ele também possa ser incluso no processo de desenvolvimento”, destacou Mendonça.
“Esse convênio com o Sebrae traz para o Ministério Público uma nova perspectiva de contratação. Queremos viabilizar que os micro e pequenos empreendedores de todos os municípios do Estado possam participar dos nossos processos licitatórios. Hoje temos 55 comarcas em Mato Grosso do Sul e passamos a fazer parte desse cenário de incentivo a contratação de empresas locais, dessa forma, também estimulamos demais poderes e instituições a adotarem medidas como essa. O Sebrae vai nos ajudar mapeando esses empresários e oferecendo o apoio técnico necessário”, expôs o procurador-geral do MPE-MS.
De acordo com dados da Receita Federal, em 2024, os pequenos negócios representam 85% das empresas de MS, com 279 mil empreendimentos divididos em três categorias: Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME), e Empresa de Pequeno Porte (EPP). Os microempreendedores individuais são 56% dos pequenos negócios e a maioria neste porte, com 157 mil MEIs no Estado.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

STF mantém prisão de Rúbia, acusada de participação no esquartejamento do ex

Motorista é condenado a 9 anos de prisão por morte em racha na Capital

Asteroide que tinha chances de atingir a Terra agora pode se chocar com a Lua

Lojinha do Bem pede ajuda para continuar com doações; saiba como ajudar

Viu o Simba? Família procura por gatinho laranja que sumiu na Vila Nasser

Riedel assina autorização para repasse de R$ 25 milhões à Santa Casa

MPF cobra gestão responsável e correta movimentação do Fundeb em Ladário

Criado grupo de trabalho para melhorar fluxo da Casa da Mulher Brasileira na Capital

Empresa é contratada por R$ 1,441 milhão para reforma de pontes em Aquidauana
