A juíza Luiza Vieira Sá de Figueiredo determinou o afastamento de Gracielle Zório Franco do cargo de Secretária Municipal de Assistência Social de Ladário. A decisão, em caráter liminar, atendeu a um pedido do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) em Ação Civil Pública. O prefeito do município, Iranil de Lima Soares, também citado na ação, não foi afastado.
O MPMS acusa Gracielle e Iranil de utilizar a estrutura da Secretaria para fins eleitorais durante a campanha de 2024. Servidores comissionados e em funções gratificadas teriam sido coagidos a participar de atos de campanha em favor da então candidata a vereadora Gracielle e de Luciano Cavalcante Jara, candidato a prefeito.
A juíza justificou o afastamento de Gracielle com base em "indícios contundentes de utilização indevida da máquina pública para fins eleitorais, bem como perseguições a servidores que se recusaram a atender às ordens ilícitas". Relatos de servidores, apontam que aqueles que não se engajaram na campanha sofreram retaliações.
A decisão judicial considerou a permanência de Gracielle no cargo como um risco à instrução processual e à moralidade administrativa. Ela está proibida de entrar em qualquer prédio da administração municipal, de ter contato com servidores envolvidos no processo e de acessar os sistemas da Prefeitura.
Quanto a Iranil, a juíza entendeu que, por ora, não há elementos suficientes para justificar o afastamento. "Apesar de existirem relatos que apontam para sua anuência às práticas ilícitas de Gracielle, não há, neste momento processual, elementos suficientemente robustos que demonstrem sua participação ativa e direta nas condutas descritas." A juíza determinou, porém, que ele se abstenha de qualquer contato com testemunhas e servidores relacionados ao caso, para evitar possível obstrução do processo.
A decisão judicial que afastou Gracielle Zório Franco do cargo de Secretária Municipal de Assistência Social de Ladário, determina que o afastamento ocorrerá "sem prejuízo da remuneração". Cabe recurso da decisão.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Carro fica pendurado em mureta após motorista confundir pedais em Três Lagoas

Trabalhador sofre queimaduras após encostar calha em rede elétrica em Ivinhema

Rochedo é notificado a cumprir exigências da Lei Lucas nas unidades escolares

Promotor recomenda treinamento emergencial a servidores da educação em Corguinho

Homem esfaqueia desafeto após ser ameaçado em rodoviária de Três Lagoas

Touro cai em cima de peão cassilândense durante treino

MP instaura procedimento para fiscalizar transparência em Bataguassu

Investigação apura desvio de verba do Fundo Especial da Procuradoria de Corumbá

MP manda prefeita exonerar cunhado e pede fim do nepotismo em Sonora
