O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) instaurou o Procedimento Administrativo nº 09.2025.00006319-0 para fiscalizar o Portal da Transparência do município de Santa Rita do Pardo. O objetivo é verificar se as informações sobre a gestão pública estão sendo divulgadas de forma adequada, conforme determina a legislação.
De acordo com o MPMS, uma equipe técnica vai analisar o sistema para emitir um parecer sobre a efetividade e a clareza das informações disponíveis ao público. A promotoria ressalta que é obrigatória a divulgação, em tempo real, por meios eletrônicos acessíveis ao público, de dados detalhados sobre todos os atos praticados pelas unidades gestoras do município.
Conforme informações do órgão ministerial, “É dever do Estado garantir o direito de acesso à informação, que será franqueada, mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão.”
O órgão também reforça que a internet é um dos meios mais eficazes para cumprir o direito à informação e o princípio da publicidade, sendo essencial que todas as esferas da Administração Pública disponibilizem informações completas sobre o uso dos recursos públicos.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

TJ mantém "Frescura" preso após destacar risco de nova atuação criminosa

Explosão em usina solar deixa dois funcionários gravemente feridos em Anastácio

Rapaz morre dias após levar tiro e bala ficar alojada no pescoço em Dourados

Acidente entre carro e vacas mata bebê de 5 meses na MS-430, em São Gabriel

Para evitar fraudes, MP fiscaliza seleção de famílias para casas populares em Ponta Porã

MP fiscaliza atendimento a vítimas de violência sexual em Corumbá e Ladário

JD1TV: Piloto fica em estado grave e moto se parte ao meio em acidente em Ponta Porã

Candidatos do PT em Paranhos precisam devolver R$ 60,5 mil por contas desaprovadas

PRF apreende caminhão com 2 toneladas de drogas em Paranaíba
