A agência de notícias Reuters afirmou, nesta quinta-feira (26), que o acidente envolvendo um avião fabricado pela Embraer, que caiu na quarta-feira (25) no Cazaquistão, foi causado por sistema de defesa russo.
Segundo a Reuters, quatro fontes da investigação sobre o caso afirmaram à agência que um sistema de defesa russo fez disparos que atingiram o avião. Na data, haviam relatos de drones militares ucranianos sobrevoando a região onde o acidente aconteceu.
Uma fonte do governo dos Estados Unidos também foi ouvida pela agência e disse que as "indicações preliminares" apontam para o sistema de defesa russo como responsável pelo acidente.
O avião teria sido atingido pelo Pantsir-S, um sistema de defesa aéreo russo, que além do choque também teria paralisado o GPS do avião, disse a fonte norte-americana à Reuters.
Em um vídeo que roda nas redes sociais é possível ver os furos na fuselagem do avião, o que reforça a teoria. Além disso, o site de monitoramento de voos Flighradar24 mostrou que a aeronave enfrentou interferência no GPS e oscilou de altitude por 74 minutos.
As fontes afirmaram que o ataque ao avião não foi intencional, e que os militares russos acreditavam se tratar de drones ucranianos.
Confira o vídeo que circula nas redes sociais:
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Irmãos Menendez podem ser libertados após mais de 30 anos de prisão

Popular, Papa Leão XIV acumula mais de 9 milhões de seguidores em 24h no Instagram

Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, morre aos 89 anos

Em 1ª coletiva mundial, papa Leão XIV pede libertação de mais de jornalistas

STJ libera inclusão de gênero neutro em Registro Civil

Estados Unidos e China entram em acordo e terão redução de tarifa temporária

Papa pede paz na Ucrânia e em Gaza ao celebrar 1ª oração de domingo: 'Guerra nunca mais'

Leão 14 visita túmulo do papa Francisco durante 1ª viagem fora do Vaticano

Robert Francis Prevost é o escolhido como novo Papa
