O furacão Melissa continua ganhando intensidade e, segundo o mais recente boletim do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês), emitido às 15h (horário de Brasília), tornou-se a tempestade mais forte do mundo em 2025.
Os ventos máximos sustentados atingem 280 km/h, o que representa um aumento de 16 km/h em relação ao alerta divulgado três horas antes.
De acordo com o NHC, o olho do furacão de categoria 5 estava, no início da tarde desta segunda-feira, a cerca de 233 quilômetros a sudoeste de Kingston, capital da Jamaica.
O sistema começou a se deslocar lentamente para o norte e segue em direção oeste-noroeste a uma velocidade de aproximadamente 5 km/h.
Com essa intensidade, o Melissa figura entre os furacões mais poderosos já registrados na história do Atlântico. Apenas nove tempestades apresentaram ventos superiores, embora outras tenham igualado os 280 km/h alcançados pelo fenômeno.
Entre os registros históricos, o furacão Allen, de 1980, continua sendo o mais intenso da região, com ventos de 305 km/h.
No Mar do Caribe, o Melissa também entra para a lista dos mais devastadores, atrás apenas de Allen (1980), Wilma (2005), Mitch (1998) e Gilbert (1988) — este último, o último grande furacão a atingir diretamente a Jamaica.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Tragédia em Sumatra já deixa mais de 900 mortos após enchentes e deslizamentos

Estratégia dos EUA libera uso de força letal na América Latina

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

Revisão Tarifária da Sanesul prevê aumento em duas etapas e amplia tarifa social

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel

Pressionado por julgamento, Netanyahu solicita indulto presidencial em Israel

Passagem de ciclone afeta quatro países e deixa quase 600 mortos na Ásia

Vídeo: Trump fala em ofensiva terrestre contra o narcotráfico na Venezuela

Tiroteio perto da Casa Branca deixa dois militares feridos nos EUA


Furacão Melissa se torna tempestade mais forte do mundo (CSU-CIRA/RAMMB/NOAA via CNN Newsource)



