“Eliminado: Yahya Sinwar.” Assim escreveram as forças militares israelenses no X nesta quinta-feira (17).
Com isso, os israelenses anunciaram a morte de Yahya Sinwar, líder do Hamas e considerado o idealizador dos ataques de 7 de outubro de 2023. Sinwar foi morto em confronto com tropas de infantaria israelenses e combatentes do Hamas durante uma patrulha de rotina em Rafah, no extremo sul da Faixa de Gaza.
Mais cedo, as Forças de Defesa de Israel (FDI) haviam informado a eliminação de "três terroristas" durante operações no enclave, sem fornecer detalhes específicos de horário e localização.
Enquanto Israel aguardava os resultados dos exames de DNA que confirmariam a identidade do líder do Hamas, o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, publicou uma imagem simbólica com os rostos de Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah, e Mohamed Deif, chefe militar do Hamas, riscados, com um retângulo preto.
Yahya Sinwar foi apontado como um dos principais responsáveis pelo ataque coordenado pelo Hamas em 7 de outubro, que desencadeou o conflito atual entre Israel e grupos xiitas apoiados pelo Irã. Ele estava escondido nos túneis do Hamas sob a Faixa de Gaza, utilizando mensageiros para se comunicar e evitando ser localizado por tecnologias avançadas.
O gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, garantiu às famílias dos reféns que não havia indícios de que algum deles tivesse sido ferido durante o ataque que levou à morte de Sinwar.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Avião voa sozinho por 10 minutos após copiloto passar mal na cabine de comando

Casa em que o papa morou, em Chicago, vai a leilão por R$ 1,4 milhão

Kim Jong-un pede que Coreia do Norte "intensifique" preparações para a guerra

Israel e Hamas voltam a negociar cessar-fogo na Faixa de Gaza

Chile registra terremoto de magnitude 6,1

Guiana afirma que sofreu três ataques vindos da Venezuela em período de 24h

Itália aprova lei que restringe a concessão de cidadania para estrangeiros

Juiz mantém condenação por "gatos" na Ceasa contra ex-diretor e eletricista

China irá isentar brasileiros de visto para viagens de até 30 dias ao país
