O partido governista da Namíbia venceu as eleições gerais do país, elegendo de forma inédita, Netumbo Nandi-Ndaitwah, 72 anos, a primeira mulher a ocupar o cargo, conforme informou a comissão eleitoral na terça-feira (3), ela teve 57,3% dos votos, conquistando 51 dos 96 assentos no parlamento.
A perda de cadeiras, que foi de 63 em 2019, reflete, provavelmente, a frustração generalizada com a economia estagnada do país.
Nandi-Ndaitwah, foi vice-primeira-ministra e ministra de Relações Internacionais e Cooperação no governo do presidente Hage G. Geingob, que faleceu em fevereiro. O presidente interino que assumiu o cargo, após o falecimento não se candidatou à eleição. Liderou a Swapo (Organização do Povo do Sudoeste Africano, em português), que governa a Namíbia há mais de três décadas, desde a independência.
Panduleni Itula e seu partido Patriotas Independentes pela Mudança, ficaram em segundo lugar, com 20 cadeiras. Outros 13 partidos de oposição dividiram o restante das vagas.
“Fizemos compromissos, e digo a vocês que vamos cumprir o que prometemos”, disse Nandi-Ndaitwah na terça-feira, em Windhoek, a capital.
As eleições, realizadas em 27 de novembro, foram marcadas por falhas técnicas. As irregularidades eleitorais foram incomuns na Namíbia, que introduziu o que foi considerado o primeiro sistema de votação eletrônica do continente há uma década.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

JD1TV: Dois cães resgatam cachorrinho atropelado; assista

JD1TV: Menina é 'jogada' de brinquedo em parque de diversões e socorrida em estado grave

Trump anuncia tarifas recíprocas, e produtos importados do Brasil são taxados em 10%

Trump anunciará 'tarifaço' global

Val Kilmer, ator de 'Batman' e 'Top Gun', morre de pneumonia aos 65 anos

Com mais de 1.000 mortos após terremoto em Mianmar, países enviam ajuda

Elon Musk vende X por US$ 33 bilhões para sua própria empresa de inteligência artificial

JD1TV: Terremoto na Ásia deixa mais de 140 mortos e 732 feridos

JD1TV: Pikachu foge da polícia durante protesto na Turquia e viraliza na internet
