O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, exigiu "a verdade" sobre o desaparecimento do jornalista saudita Jamal Khashoggi, visto pela última vez no dia 2 ao entrar no consulado da Arábia Saudita em Istambul, na Turquia.
Em entrevista à emissora britânica BBC, Guterres expressou o temor de que esse tipo de desaparecimento ocorra de maneira mais frequente e seja considerado como algo "normal". Khashoggi, forte crítico ao governo de Riad, desapareceu no último dia 2, mas a Arábia Saudita chamou de "mentirosas" e acusações "sem fundamento" as informações sobre o assassinato do jornalista no consulado saudita.
"Precisamos saber exatamente o que aconteceu e precisamos saber exatamente quem é o responsável", disse Guterres à "BBC", em Bali, por ocasião da reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI).
"No momento em que essas situações se multiplicam, acredito que necessitamos encontrar uma maneira de que a responsabilidade por esses atos também seja exigida", ressaltou o secretário. Ele admitiu estar "preocupado" com o fato de que esse tipo de desaparecimento seja considerado "normal" e ressaltou que é "essencial" garantir que a comunidade internacional "diga claramente que isso não pode acontecer".
Em sua opinião, uma vez esclarecido o que ocorreu, os governos deveriam responder de maneira "apropriada" sobre se participariam de uma conferência de investimento prevista para este mês em Riad.
O desaparecimento de Khashoggi, que escrevia para o jornal The Washington Post, gerou indignação contra o reino saudita. A BBC arma que uma fonte de segurança turca, cuja identidade não foi revelada, indicou que funcionários de seu país parecem ter material em áudio e vídeo que demonstra que Khashoggi foi assassinado nas instalações do consulado saudita.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Tragédia em Sumatra já deixa mais de 900 mortos após enchentes e deslizamentos

Estratégia dos EUA libera uso de força letal na América Latina

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

Revisão Tarifária da Sanesul prevê aumento em duas etapas e amplia tarifa social

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel

Pressionado por julgamento, Netanyahu solicita indulto presidencial em Israel

Passagem de ciclone afeta quatro países e deixa quase 600 mortos na Ásia

Vídeo: Trump fala em ofensiva terrestre contra o narcotráfico na Venezuela

Tiroteio perto da Casa Branca deixa dois militares feridos nos EUA


O desaparecimento de Khashoggi, que escrevia para o jornal The Washington Post, gerou indignação contra o reino saudita (Reprodução/Agência Brasil)



