Menu
Menu
Busca quarta, 16 de abril de 2025
Gov Dengue Capa - Ab25
Internacional

Relatores da ONU denunciam Maduro por violações dos direitos humanos

Carca conjunta contou com mais de 20 assinaturas

04 setembro 2024 - 17h50Pedro Molina
São Julião

Mais de 20 relatores da Organização das Nações Unidas (ONU) se uniram e assinaram uma carta conjunta onde denunciaram formalmente a opressão do governo de Nicolás Maduro, reeleito como presidente da Venezuela durante as eleições deste ano.

Na carta, os especialistas pedem que o regime em Caracas abandone sua estratégia de repressão, o que desperta uma “profunda preocupação com as alegações de graves violações de direitos humanos no contexto das eleições presidenciais realizadas na Venezuela em 28 de julho”.

“Vários órgãos de monitoramento, incluindo observadores eleitorais convidados pelo governo, denunciaram a falta de transparência e veracidade”, apontaram os relatores no documento.

Na avaliação dos especialistas, a população está desprotegida e ataques são registrados contra os defensores dos direitos humanos, as pessoas envolvidas em trabalhos sociais e comunitários, os jornalistas e qualquer um visto como oposição.

O grupo ainda denunciou o “uso arbitrário do sistema de Justiça criminal pelo Ministério Público contra esses grupos, a criminalização da defesa dos direitos humanos, a corrupção desenfreada, a impunidade e a falta de um judiciário independente capaz de investigar graves violações dos direitos humanos”.

Ainda segundo o grupo, uma série de violações de direitos humanos ocorreu durante as eleições venezuelanas, como detenções arbitrárias, uso excessivo da força contra manifestantes, assassinatos, desaparecimentos forçados, assédio, demissões ilegais, perseguição e julgamento de oponentes políticos e de pessoas que exerciam seus direitos de reunião pacífica e liberdade de expressão.

No documento, eles pediram “um fim imediato a essas práticas, garantindo a libertação de todas as pessoas detidas arbitrariamente, pondo um fim aos atos de censura e a outras formas de assédio, e promovendo investigações independentes sobre todas as violações dos direitos humanos”.

 

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
São Julião

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foram 6 mulheres a bordo dessa aventura espacial
Internacional
JD1TV: Com Katy Perry a bordo, Blue Origin completa voo ao espaço
Homem morre de câncer após médicos errarem diagnóstico
Internacional
Homem morre de câncer após médicos errarem diagnóstico
Foto: Getty Images
Internacional
Mísseis russos deixam 32 mortos e 84 feridos em cidade a nordeste da Ucrânia
Celulares e computadores estão isentos das tarifas de Trump
Internacional
Celulares e computadores estão isentos das tarifas de Trump
Na pesquisa, os cientistas usaram inteligência artificial para fazer uma análise genética do soro de pacientes
Internacional
Inteligência Artificial cria tratamento para paciente com doença rara
Casa Branca confirma tarifas de 104% contra a China
Internacional
Casa Branca confirma tarifas de 104% contra a China
Alexandre de Moraes, presidente do TSE, entrega diploma a Lula
Internacional
Projeto que põe fim em reeleição é analisado pela CCJ
Brasileiro-palestino morre em prisão de Israel
Internacional
Brasileiro-palestino morre em prisão de Israel
Presidente destituído da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol
Internacional
Presidente da Coreia do Sul é destituído do cargo
O influenciador Mykhailo Viktorovych Polyakov, de 24 anos
Internacional
Influencer é preso após invadir ilha que abriga 'povo mais isolado do mundo'

Mais Lidas

Pitbull ataca e mata dona com mordidas no pescoço
Polícia
Pitbull ataca e mata dona com mordidas no pescoço
Polícia encontra mulher que espancou criança em conveniência do Los Angeles: 'estava só corrigindo'
Polícia
Polícia encontra mulher que espancou criança em conveniência do Los Angeles: 'estava só corrigindo'
Polícia esteve na residência onde aconteceram os fatos
Polícia
Bebê de nove meses morre com suspeita de maus-tratos em Campo Grande
Professora dirige até hospital após ser esfaqueada 8 vezes pelo marido em MS
Polícia
Professora dirige até hospital após ser esfaqueada 8 vezes pelo marido em MS