O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, neste domingo (9), que seu governo divulgará mais detalhes sobre o acordo com o México. A declaração desmente notícias de que não houve novos compromissos importantes feitos pelo México a fim de conter um fluxo de imigrantes da América Central na fronteira sul dos EUA.
"O México não estava cooperando na fronteira e agora tenho plena confiança, especialmente depois de falar com o presidente deles ontem, de que eles serão muito cooperativos e querem fazer seu trabalho corretamente", disse Trump, por meio de sua conta no Twitter.
Sem dar detalhes, o presidente norte-americano acrescentou que algumas coisas não mencionadas no comunicado de imprensa de ontem, "uma em particular", foram acordadas. "Isso será anunciado no momento apropriado", disse.
O acordo, anunciado na última sexta-feira (7), após três dias de negociações em Washington, impediu a imposição, por Trump, de 5% de tarifas de importação sobre todos os produtos mexicanos a partir de segunda-feira (10). A negociação aumenta a segurança na fronteira sul do México e amplia um programa polêmico que envia migrantes em busca de asilo nos Estados Unidos, para o México, enquanto seus casos estão sendo verificados.
Também pelo Twiiter, Trump criticou uma reportagem do jornal The New York Times, segundo a qual o acordo consiste em compromissos previamente acordados pelo México, chamando-a de "falsa". (Lesley Wroughton e Doina Chiacu)
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Irã realiza cortejo fúnebre para cientistas, militares e civis mortos na guerra com Israel

Aos 79 anos, homem será executado nos EUA após quase 50 anos no corredor da morte

Corpo de brasileira é resgatado após quase 15 horas de operação na Indonésia

Trump acredita que novo conflito entre Israel e Irã recomeçará em breve

Trump anuncia trégua, mas Israel acusa Irã de violação

Trilhas em vulcão na Indonésia somam 9 mortes e 180 acidentes em 5 anos

JD1TV: Tiktoker que denunciava gangues e policiais corruptos é morto ao vivo

Brasileira que caiu de trilha de vulcão é encontrada morta, diz família

Pecuarista acusado de homicídio encomendado em Sete Quedas continuará preso
