Menu
Busca quinta, 27 de fevereiro de 2020
(67) 99647-9098
tj ms topo
Justiça

Brasil fecha fronteira com Paraguai após fuga de presos neste domingo

Decisão do Ministério da Justiça é para impedir a entrada dos detentos no Brasil

19 janeiro 2020 - 15h22Sarah Chaves, com informações do G1 e ABC Color

O Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou, o fechamento da fronteira entre Brasil e Paraguai neste domingo (19), no trecho que corresponde ao Mato Grosso do Sul. Após a fuga de 75 presos integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) da Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero .

Segundo o governo paraguaio, há cidadãos dos dois países entre os fugitivos. Até as 15h, nenhum dos países havia divulgado informações sobre a recaptura dos fugitivos. O governo brasileiro também pediu ao Paraguai a lista com os nomes dos integrantes do grupo. 

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Mato Grosso do Sul informou que está em contato com as autoridades paraguaias. O policiamento em Ponta Porã e Dourados foi reforçado com equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil. Segundo a Secretaria de Operações Integradas do ministério, equipes da Operação Hórus, que combate o contrabando em regiões de fronteira, foram alertadas.

Antes de decidir pelo fechamento da fronteira, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, já tinha afirmado que o governo federal estava trabalhando junto com os estados para impedir a entrada dos detentos no Brasil.

A ministra da Justiça do Paraguai, Cecilia Perez, informou pela manhã que 91 presos conseguiram escapar da prisão por volta das 4h (3h, em Ponta Porã). Mais tarde, a procuradora Reinalda Palacios declarou que o número de fugitivos foi atualizado para 75, de acordo com o jornal "ABC Color".

Cinquenta dos detidos estavam em um piso superior e 25 no inferior, onde o túnel foi cavado. Para ter acesso ao piso inferior, os detentos devem passar por um portão, que deve permanecer trancado.

O que chamou a atenção dos promotores foi que esse portão estava trancado no momento em que Ministério Público foi visitar o local após a fuga. As autoridades paraguaias investigam se houve uma rede de corrupção que facilitou a fuga. A ordem de captura dos foragidos deve ser emitida em algumas horas. Até a última atualização dessa matéria, nenhum deles havia sido recapturado.

 

Jacarezão

Deixe seu Comentário

Leia Também

Justiça
TJ-MS condena rapaz a 27 anos por morte e estupro em Unei
Justiça
Assassino de florista saiu da Santa Casa direto para a cadeia
Justiça
TJ-MS inocenta juiz Paulo Afonso
Justiça
Coffee Break coletará depoimentos de André, Olarte e vereadores
Justiça
Autor de atentado contra Bolsonaro poderá deixar presídio da capital
Justiça
TJ nega indenização a operadora de aeroporto
Justiça
Vítima de atentado hoje, Trutis tem trajetória de encrencas
Justiça
Testemunhas de ação trabalhista são presas após mentir em juízo
Justiça
Justiça nega indenização de mais de R$ 500 mil por suicídio de detento
Justiça
Em disputa por equiparação, CNJ dá vitória ao TJ

Mais Lidas

Polícia
Onça morre tropelada e será usada em oficina de educação ambiental
Saúde
José Mauro descarta suspeita de coronavirus em Campo Grande
Polícia
"Polícia aqui nóis mata", diz meliante antes de tentar fugir da PM
Geral
"Todo ano é a mesma manchete", diz Marquinhos sobre vandalismo no carnaval