Na noite deste domingo (27), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, apresentou o balanço do 2º turno das Eleições Municipais de 2024. Ela destacou que o pleito ocorreu em um "clima de tranquilidade", com "pouquíssimas ocorrências".
Mais de 33 milhões de eleitores compareceram às urnas para escolher prefeitos e vice-prefeitos em 15 capitais e 36 municípios de 20 estados. A ministra ressaltou que as eleições demonstraram o exercício regular do voto, caracterizado por um ambiente livre e pacífico, sem a presença de informações falsas.
Cármen Lúcia declarou que o pleito evidenciou o funcionamento da democracia brasileira, com instituições sólidas e um processo eleitoral exemplar. Ela expressou agradecimentos aos juízes eleitorais, mesários e profissionais da imprensa pela colaboração na divulgação de informações oficiais e no combate à desinformação.
A ministra enfatizou que o trabalho da Justiça Eleitoral continuará após o 2º turno, visando o aperfeiçoamento das eleições gerais de 2026. Durante sua fala, foram apresentados dados que corroboram o clima de tranquilidade, como os oito inquéritos e 23 ocorrências registrados pela Polícia Federal, além de 202 denúncias de boca de urna e 339 de propaganda eleitoral irregular.
Cármen Lúcia também mencionou a atuação contra desinformações, com 5.234 notificações no Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade) e 3.463 ocorrências reportadas pelo SOS Voto, um disque-denúncia do TSE. Todas as denúncias são encaminhadas às autoridades competentes para o devido tratamento.
Por fim, a presidente do TSE declarou que o 2º turno das Eleições de 2024 foi um sucesso, com resultados obtidos em apenas duas horas e 15 minutos após o fechamento das urnas em 51 municípios. Cármen Lúcia reafirmou a integridade do trabalho da Justiça Eleitoral, afastando qualquer insinuação de falhas na proteção do processo eleitoral.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Dono de empresa tenta derrubar ação por fraude em licitação de uniforme escolar

TCE mantém punição a vereador que recebeu acima do teto em Selvíria

Prefeito de Corguinho é investigado por possível prática de nepotismo

Contratações temporárias em Bodoquena são alvo de recomendação do MP

Justiça Itinerante estará no Pioneiros e Moreninhas nesta semana; veja agenda

"Barone" é condenado por exploração do jogo do bicho na Capital

Cantor Leonardo processa frigorífico da "Picanha do Mito"

STF suspende decisão do TCU sobre controle de bebidas

PGR arquiva pedido de investigação contra Moraes por suposto uso indevido de avião da FAB
