Na noite deste domingo (27), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, apresentou o balanço do 2º turno das Eleições Municipais de 2024. Ela destacou que o pleito ocorreu em um "clima de tranquilidade", com "pouquíssimas ocorrências".
Mais de 33 milhões de eleitores compareceram às urnas para escolher prefeitos e vice-prefeitos em 15 capitais e 36 municípios de 20 estados. A ministra ressaltou que as eleições demonstraram o exercício regular do voto, caracterizado por um ambiente livre e pacífico, sem a presença de informações falsas.
Cármen Lúcia declarou que o pleito evidenciou o funcionamento da democracia brasileira, com instituições sólidas e um processo eleitoral exemplar. Ela expressou agradecimentos aos juízes eleitorais, mesários e profissionais da imprensa pela colaboração na divulgação de informações oficiais e no combate à desinformação.
A ministra enfatizou que o trabalho da Justiça Eleitoral continuará após o 2º turno, visando o aperfeiçoamento das eleições gerais de 2026. Durante sua fala, foram apresentados dados que corroboram o clima de tranquilidade, como os oito inquéritos e 23 ocorrências registrados pela Polícia Federal, além de 202 denúncias de boca de urna e 339 de propaganda eleitoral irregular.
Cármen Lúcia também mencionou a atuação contra desinformações, com 5.234 notificações no Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade) e 3.463 ocorrências reportadas pelo SOS Voto, um disque-denúncia do TSE. Todas as denúncias são encaminhadas às autoridades competentes para o devido tratamento.
Por fim, a presidente do TSE declarou que o 2º turno das Eleições de 2024 foi um sucesso, com resultados obtidos em apenas duas horas e 15 minutos após o fechamento das urnas em 51 municípios. Cármen Lúcia reafirmou a integridade do trabalho da Justiça Eleitoral, afastando qualquer insinuação de falhas na proteção do processo eleitoral.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Por assassinato a facadas no Lageado, homem é condenado a 8 anos de prisão

Ex-prefeito de Ladário é condenado e fica inelegível por abuso de poder

Após gasto de R$ 400 mil em campanha, Trutis tem contas aprovadas

MP investiga condições de atendimento obstétrico e neonatal no HU em Dourados

MP investiga 'profissional' por receitar óculos ilegalmente em Campo Grande

MP mira "farra das diárias" e exige freio nos gastos da Câmara de Anastácio

Por execução no Guanandi, matador de aluguel é condenado a 12 anos de prisão

TJMS destaca ações adotadas para o combate à violência doméstica em MS

STF decide que a responsabilidade por danos ambientais não prescreve
