O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, por unanimidade, o afastamento de Waldir Neves Barbosa do cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS). Barbosa, ex-presidente da corte, havia solicitado o retorno ao cargo, mas seu recurso foi negado pela Primeira Turma do STF.
O ministro Alexandre de Moraes, em seu voto, destacou que “a manutenção das medidas cautelares não está baseada em ilações, mas, sim, em fatos concretos que evidenciam a gravidade da conduta imputada”. Moraes enfatizou que Barbosa é acusado de crimes relacionados à sua função pública e que a medida de afastamento é necessária e adequada para garantir a integridade das investigações.
O voto do ministro também observou que as irregularidades e ilegalidades na condução de licitações e contratos milionários são “gravíssimas” e podem configurar crimes como fraude a licitação e peculato. Moraes afirmou que essas irregularidades ocorreram dentro de uma instituição que deveria ser um modelo de gestão pública.
Moraes concluiu que as medidas de afastamento e outras cautelares são “proporcionais e adequadas” diante da seriedade das denúncias e das investigações em curso. O voto de Moraes foi seguido de forma unânime pelos outros ministros da Primeira Turma: Flávio Dino, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Luiz Fux.
Leia a decisão na íntegra:
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

STF marca julgamento sobre morte de Marielle Franco e Anderson Gomes

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte

OAB/MS tem liminar suspensa pela Justiça Federal no caso do golpe do falso advogado

Moraes pede data para julgar réus pelo assassinato de Marielle Franco

Fabricante de bicicleta elétrica terá que indenizar consumidor em mais de R$ 25 mil após acidente


Alexandre de Moraes e Waldir Neves - (Foto: Fotomontagem)



